TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTETERAPIA, ARTESANATO E RECICLAGEM COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA OS ADOLESCENTES QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DA CASA DE PASSAGEM BELÉM

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

 ARTETERAPIA, ARTESANATO E RECICLAGEM COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL  PARA OS  ADOLESCENTES QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DA CASA DE PASSAGEM BELÉM

[pic 6]

[pic 7]

 ARTETERAPIA, ARTESANATO E RECICLAGEM COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL  PARA OS  ADOLESCENTES QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DA CASA DE PASSAGEM BELÉM

Projeto de Pesquisa bibliográfica apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Serviço Social na Área da Saúde, Previdência Social e Assistência Social, Serviço Social e Processos de Trabalho, Direito e Legislação, Projeto de Trabalho e Estágio em Serviço Social II.

Professores: Maria Lucimar Pereira, Amanda Boza G. Carvalho, João Henrique de Almeida Scaff  e Nelma dos Santos Assunção Galli.

Alagoinhas

2016

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO:        3

2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

3 OBJETIVO................................................................................................................7

3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................7

4 PÚBLICO ALVO.......................................................................................................7

5 METAS A ATINGIR..................................................................................................8

6 METODOLOGIA.......................................................................................................8

7 RECURSOS HUMANOS..........................................................................................8

8  PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.................................................9

9 AVALIAÇÃO.............................................................................................................9

10  CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO..............................................10

 REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



1 APRESENTAÇÃO:

O presente projeto tem por finalidade apresentar como as Oficinas  de arteterapia, o artesanato e a reciclagem junto com o  Serviço Social podem contribuir para a inclusão social  dos adolescentes que fazem uso de substancias psicoativas da Casa de Passagem Belém.      

          A Casa de Passagem Belém é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de utilidade pública que atende os princípios estabelecidos pela legislação vigente no país, especialmente a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Orgânica da Saúde, localizada na cidade de Alagoinhas na Bahia, inaugurada nos meados de 1995, cujo objetivo principal é a prevenção, abrigo, tratamento e encaminhamento juvenil, compreendendo a faixa etária entre 12 (doze) e 17 (dezessete) anos e seis meses, sexo masculino, que apresentem o seguinte perfil: usuários de substâncias psicoativas legais e ilegais, independente de classe social, credo ou cor, em fim, sem caráter discriminatório. Hoje atende uma clientela de 24 residentes, e no futuro será estendida a um número maior de adolescentes, pois a mesma encontra-se em processo de ampliação. A instituição atende ao município e toda região.  

       Conta em seu quadro de funcionários com: um presidente, uma coordenadora, uma psicóloga, uma assistente social, uma arte-terapeuta, 06 cuidadores, um educador físico, cinco professores, um assistente financeiro, um assistente administrativo, uma cozinheira, um ajudante de cozinha e um auxiliar de limpeza.      

       Oferecendo assim um ambiente confiável e agradável, que facilite a socialização e a busca por equilíbrio, que faz parte da estratégia da instituição como Comunidade Terapêutica, voltada ao tratamento de usuários de substâncias psicoativas. A transformação biopsicossocial proporcionada envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades, hábitos e responsabilidades, de modo a fornecer os instrumentos necessários para a reinserção social.

        A proposta terapêutica da Casa de Passagem Belém, está centrada no apoio, tratamento e reinserção social dos usuários de substâncias psicoativas, com vista à elaboração e implementação de um projeto de vida que tenha como pressupostos básicos a saúde integral e a melhoria da qualidade de vida.

    A Política social da Casa de Passagem Belém está  apoiada na Política   Estadual sobre Drogas – PED, Resolução nº 001/CONEN-BA, 18 de maio de 2012,que tem como referencia chave a Política Nacional sobre Drogas _ PNAD lançada em 2005, considerada uma das mais avançadas do mundo no enfrentamento à problemática do uso e abuso de substâncias psicoativas e repressão ao tráfico de drogas, busca consolidar um modelo de tratamento para os usuários de substâncias psicoativas.

       Os adolescentes que usam de substâncias psicoativas são inseridos na proposta terapêutica individual e torna-se um agente do próprio processo de mudança. O objetivo central é devolver para este jovem usuário a qualidade de vida e a reintegração das possibilidades de escolha que, por vezes, encontram-se claramente comprometidas pelo padrão de consumo das substâncias, que acometem grande prejuízo, principalmente na adolescência.

           O Serviço Social  atua na instituição desde 2011,tendo como objetivo principal do Serviço Social é prestar atendimento socioassistencial para os adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, sobretudo aos dependentes químicos, com finalidade de desenvolvimento integral na perspectiva da reinserção social e na retomada de seus projetos de vida, e a extinção total do uso de drogas, assim como prestar atendimento aos familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com