TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de historia

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE – CERES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDUC

CAMPUS DE CAICÓ

DOCENTE: GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS 

DISCENTE: GRACILENE GARCIA BATISTA

DISCIPLINA: HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

OFICINA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

CAICÓ

2016

OFICINA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

  1. Identificar e justificar a existência de uma abordagem historiográfica norteando o livro.
  • O livro vem abordando em sua composição, tanto conteúdos que tratam das mudanças e permanências ocorridas no tempo e na história, como também destaca a importância de saber identificar onde o aluno mora e seu entorno.

  1.  Identificar e justificar a existência de uma abordagem pedagógica norteando o livro
  • Sempre no inicio de cada capítulo, o autor traz um poema pequeno que fala sobre o assunto que será trabalhado no capítulo em questão. Também procura fazer uma relação da vivência do aluno com o tema; se estiver falando sobre o tempo, começa com algumas perguntas que discente terá que responder, como por exemplo: a que horas ele vai para a escola? Que horas acorda? Quantos anos têm? São sempre formas pedagógicas mais dinâmicas.
  1. Como é que o livro está organizado?
  • Está organizado de uma forma que o aluno irá compreender tudo o que está exposto no livro com o tópico Conheça o seu livro, onde há uma pequena explicação sobre todos os itens presentes no decorrer da obra, como: Abertura da unidade, onde fala sobre o que as crianças devem esperar dos conteúdos apresentados; Glossário, que explica o significado das palavras; Ler e compreender, que é onde tem os textos e imagens; Troca de ideias, onde deve haver uma conversa entre os alunos para debater as ideias; Ampliar horizontes, onde há conceitos relacionados a assuntos da unidade; Registros históricos, apresentando textos e imagens relacionados à história; Vamos retomar, onde há uma serão retomados os principais conteúdos da unidade; Sugestões, que recomenda-se livros, filmes, músicas, etc., para os alunos; Mundo plural, designado para que as crianças conheçam costumes, atividades, modos de viver de outros povos e por fim o Sumário, que traz todas as unidades com respectivos temas que serão estudados durante o ano.
  1. Os objetivos da obra são compatíveis com os objetivos dos parâmetros curriculares para o ensino fundamental?
  • São. Pois o livro traz em seu corpo conteúdos que levam os alunos a refletir e conhecer a própria realidade como também a importância dos conhecimentos históricos. Considera também conteúdos adequados a idade das crianças possibilitando que elas desenvolvam as habilidades individuais. Segundo os PCN (1997) a proposta da história no ensino fundamental foi desenvolvida para desenvolver uma reflexão e debates sobre a importância dos conteúdos curriculares na vida dos estudos, de forma que eles estimulassem o conhecimento histórico.
  1.  Apresenta articulação dos conteúdos entre si e com as outras áreas de conhecimento? Exemplos.
  • Apresenta. Os conteúdos são multidisciplinares, abordando português, através dos poemas, da leitura de textos, como escrever cartas; Matemática, falando sobre o tempo, as horas, datas; Ciências, através da alimentação; Geografia, com a organização espacial e populacional, vegetação, entre outros.
  1. Orienta e informa sobre a metodologia de ensino e a produção de conhecimento histórico? Exemplo.
  • Sim. Sempre vem informando, explicando e orientando de forma clara para as crianças sobre a metodologia a ser trabalhada. De início é feito um pequeno questionário, sempre de no máximo três perguntas com o intuito de fazer com que as crianças se insiram no assunto estudado, como por exemplo, quando vai se falar sobre ruas e bairros; indagam como é a rua deles, o bairro, se eles mudariam algo no local, como também pede para as crianças conseguirem fotos antigas e fotografarem o mesmo lugar atualmente para poderem identificar quais foram às mudanças ocorridas.
  1. É acrescido de textos, atividades e outras informações? Quais?
  • Sim. Possui os três itens. Todas as unidades vêm com algum texto inicial falando de algo relevante sobre o tema que será trabalhado, além de algum poema, trava-língua, versos, entre outros. Também vem com várias atividades bem dinâmicas com vistas a despertar o interesse dos alunos.
  1. Quais são as informações que estão nas legendas das imagens?
  • As informações das legendas vêm explicando do que se trata a imagem e em que ano ela foi fotografada ou a que época pertence.
  1. Como é a linguagem da obra com relação ao público ao qual se destina?
  • É bem clara e acrescida de gravuras e imagens, tornando fácil até para as crianças que tem dificuldade com a leitura entender do que se está falando.
  1. Quais as noções e conceitos históricos mais presentes? Exemplo: tempo, espaço, sujeito histórico, fonte histórica, evidência, causa, fato histórico, memória, identidade, cultura, sociedade, relações sociais, poder e trabalho.
  • Tempo, registros históricos, passado, fontes históricas, lugar (ruas, bairros) e suas mudanças no tempo, como também suas histórias.
  1. Como é que os conceitos de história estão utilizados em exercícios, atividades e imagens de forma condizente com o desenvolvimento etário dos alunos?
  • Os conceitos são bem claros e acrescidos sempre de imagens que condizem a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo dos mesmos; os exercícios são simples e sempre envolvendo os alunos e também vem com imagens que ajudam a identificar sobre o que se trata.
  1. Localize anacronismos, estereótipos e preconceitos.
  • Não consegui identificar nenhum dos aspectos acima, o que sugere que a obra é confiável, atende todos os públicos e não está munido de questões que venham a denegrir ou constranger as crianças.
  1. Como é que o autor inicia um conteúdo?
  • Sempre inicia com algo que relaxe ou integre as crianças ao assunto, como um poema pequeno, um trava-língua, imagens interessantes, como também perguntas diretas aos docentes de forma que eles possam se sentir parte do que está estudando, como por exemplo, quando vai se falar sobre o Tempo, há três perguntas: A que horas as crianças vão para a escola, Quantos anos elas tem e se o tempo que elas passam na escola é muito demorado ou passa rápido.
  1. Como é que aparecem as percepções de semelhanças, diferenças, permanências, transformações sociais no presente e no passado?
  • A obra trabalha muito com a questão de comparar imagens e identificar as mudanças ocorridas, sejam fotografias de pessoas, objetos, paisagens, cidades, cultura, vestimentas, etc. até pela questão da faixa etária e cognitiva das crianças, o uso de imagens para entender essas transformações, permanências, semelhanças e diferenças, torna-se bem mais fácil.
  1. Cite exemplos de como o aluno se localiza no tempo e no espaço em relação a sua e as outras sociedades.
  • Os alunos se localizam no tempo através dos assuntos que tratam do tempo escolar, retratado pelo calendário das escolas, apresenta-se como: o tempo de ter, o tempo de buscar, o tempo para aprender, o tempo para interagir. No que se refere ao elemento espaço, os temas apresentam-se direcionadas as construções físicas e suas representações para a sociedade em determinados períodos históricos. Há estudos sobre o espaço enquanto um lugar praticado, o qual proporciona diversas aprendizagens de acordo com os objetivos propostos, além de integrar as crianças no que está sendo estudado, como por exemplo, quando relaciona o lugar em que o discente com os lugares que o livro aborda.
  1. Quais são as principais fontes históricas apresentadas?
  • As mais apresentadas são as visuais, com o uso de pinturas, desenhos, fotografias, mapas, vídeos, etc.
  1. De que forma as atividades estão integradas ao conteúdo apresentado?
  • Estão sim. O autor criou atividades que tenham total conexão com o conteúdo trabalhado.
  1. Cite exemplos de como as atividades possibilitam o desenvolvimento de capacidades como a observação, investigação, análise, síntese, comparação e interpretação.
  • Em uma das atividades, há uma imagem com um menino que está com diversas expressões e realiza várias ações no decorrer do dia, ao final há um questionamento sobre o que o menino parece fazer em cada cena e quanto tempo o aluno acha que passou desde a primeira cena até a última. Essa atividade possibilita que o aluno desenvolva várias habilidades ao mesmo tempo.
  1. Como explora a singularidade de gêneros textuais para a história como a biografia, a fábula, o diário e a carta?
  • No início de cada unidade o autor traz pelo menos um gênero textual, como o trava-língua, o poema, a música e em todo o decorrer do livro traz cartas, abordando a historicidade, biografias que falam sobre figuras que marcaram a história da humanidade, como também desenhos de diversas culturas e imagens que trazem um cunho histórico de suma relevância.
  1. Quem são os sujeitos históricos presentes na obra?
  • São crianças e adultos de diferentes épocas, os negros e sua importância para a história brasileira, as mulheres quilombolas e a história de luta delas, animais que perpassam dos dinossauros até a atualidade, habitantes dos diversos Estados brasileiros e suas especificidades, os deficientes e as dificuldades encontradas na sociedade, as mulheres e suas conquistas e também as crianças e a busca por um lugar que respeite e atenda suas necessidades.
  1. De que forma o livro trata a imagem da mulher, da criança e do idoso?
  • O livro aborda os três temas, sempre com ênfase no respeito e no discurso de que devemos lutar por uma sociedade mais humana e que possa ser agradável para que todos vivam suas especificidades e anseios.
  1. De que forma o livro trata as questões de cidadania, as relações étnico-raciais, o preconceito, a discriminação racial e a violência?
  • Desde a primeira unidade do livro é abordada todas essas questões. Há uma discussão sobre a história de luta e conquista vivida desde
  1. Observem se há doutrinação religiosa e política, publicidade e difusão de marcas comerciais, produtos ou serviços, algo que contrarie o caráter laico do ensino público.
  • Não há nenhuma referência a marcas de produtos ou empresas específicas, como também não há citação de religiões, política.
  1. Comente sobre o desenho, o tamanho das letras, o espaçamento entre linhas, as cores e o tamanho dos textos.
  • Todas as letras e escritas são coerentes com o tipo de texto, sem poluição visual, espaços normais, textos em tamanhos pequenos que vão de acordo com a faixa etárias dos alunos e as cores são bem dinâmicas e conversam entre si.
  1. Há desenhos utilizados como descanso visual na mesma página dos textos principais?
  • Em todos os textos vêm imagens, seja no texto principal acerca do assunto ou os de apoio, os poemas, entre outros.

   [pic 2]    [pic 3][pic 4][pic 5]

01. Poema falando sobre lembranças e brincadeiras antigas.

02. Texto principal que explica o um dos assuntos (Museus) da Unidade 2- Estudar o Passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (263.8 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com