TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de prática de ensino em Deolindo Lima

Relatório de pesquisa: Relatório de prática de ensino em Deolindo Lima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

UESPI – Universidade Estadual do Piauí

Campus – Ariston Dias Lima Bloco IV

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina: Prática Pedagógica 45h

Professora: Solange Negreiros

Acadêmicas: David Soares

Relatório de Estágio Observacional

São Raimundo Nonato – PI

Setembro 2014

Sumário

Introdução.........................................................................................................

Desenvolvimento...............................................................................................

Conclusão...........................................................................................................

Anexos I.............................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente ao Estágio Observacional em Prática Pedagógica I, realizado nos dias 24/09, 27 /09 e 30/09, tendo como objetivo principal a observação e compreensão de como se da o funcionamento da instituição Deolindo Lima.

Foi um estágio que propiciou à observação da estrutura física da escola, a composição do corpo docente, a quantidade de alunos que a instituição atende a localização entre outros, com base em uma coleta de dados nos documentos da instituição, como PPP Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar etc.

Dando uma noção maior da realidade vivida por esses alunos e corpo docente desta instituição, e dando também experiência sobre todos os questionamentos feitos nesse contexto, suprindo duvidas futuras antes mesmo da nossa própria prática. Sendo um aprendizado a mais para o nosso desempenho profissional e uma riqueza em termos culturais.

Fortalecendo teoria e prática de que para uma educação de qualidade precisa-se mais de que bons professores mais também suporte educacional voltado para a educação de qualidade com dignidade e direitos iguais a todos.

2. DESENVOLVIMENTO

O Estágio Observacional foi realizado na Unidade Escolar Deolindo Lima, fica localizado no prédio próprio, Bairro São Félix, Rua José Dias Pereira nº 123, na cidade de São Raimundo Nonato. Pertencente a 13ª Gerência Regional de Educação. CNPJ – Nº 02.028.143/0001 – 37. É uma Unidade escolar de esfera administrativa municipal, cujo próprio órgão mantedor é a Secretária Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC). Foi fundada em Março de 1965 pelo decreto autorizado pela resolução 017/96, em um terreno doado pela Senhora “Auta Carvalho de Souza”, moradora do bairro. Sendo a segunda escola da cidade. Recebeu este nome em homenagem a um grande professor sanraimundense, Deolindo Lima.

A escola funcionava com o ensino primário correspondente de 1ª a 3ª série, atualmente ministra cursos de 6º a 9º ano do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) além de projeto de aceleração em uma turma. Com cerca de 250 alunos. Pela manhã o horário vai das 07h30min ao meio dia, a tarde era pra ter aulas de reforços como: de português, de matemática e aulas de dança, música e futsal, mais ao devido na escola não ter merendas não tem aula pela tarde. De acordo com o projeto político pedagógico (PPP), a estrutura física é apresentada da seguinte forma: 05 salas de aula, 01 sala de leitura, 01 mini biblioteca, 01 laboratório de informática, 03 banheiros, 01 pátio, 01secretária e 01 cantina. O material permanente são: 150 carteiras e cadeira, 07 mesas, 04 mesas para biblioteca, 10 mesas para refeitório, 02 geladeiras, 06 arquivos, 25 ventiladores, 01 fogão, 01 bebedouro, 02 caixas d’água de 1000 litros, 03 aparelho de som portátil, 02 TV, 02 notebook, 02 datas show, 03 impressora, 20 violões, 01 fanfarra, 06 armário de 02 portas, 04 armários com 16 portas, 04 estante, 02 caixas de som amplificado, 01 antena digital analógica para TV escola e 01 kit mídia.

Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP) a instituição tem as seguintes necessidades são: 04 salas para: diretoria, coordenação, biblioteca e professores; calcadas ao redor de toda escola; laboratório na área de ciência; ampliação da escola; 01 quadra de esportes para aula de educação física e outras atividades; 01 refeitório para atender as necessidades do programa mais educação; deposito adequado para guardar a merenda; biblioteca equipada. Concluindo assim que a estrutura física é inadequada.

No PPP consta um quadro de funcionário composto por 20 Professores; 01 Diretor; 01 Diretora Adjunta; 01 Coordenadora; 01 Secretária; 01 Auxiliar de Secretária; 01 Bibliotecário; 03 Zeladores; 01 Merendeira; 03 Vigias; 27 Professoras.

O Projeto Político Pedagógico propõe uma educação baseada no Método de ensino sócio construtivista, tendo como missão formar o cidadão ético, crítico, autônomo, intelectual, solidário, capaz de construir um mundo melhor, através da internalizarão dos valores sociais, culturais e morais, com a força de opiniões políticas, preparando para a vida profissional.

Foram desenvolvidos na escola os seguintes projetos:

• Ética e Valores Humanos na Escola; que tem como objetivo propor atividades que levem o educando a pensar sobre a sua conduta e a dos outros a partir de princípios.

• Projeto sete de setembro Resgate da Independência do Brasil; motivar e despertar nos educandos e na comunidade o respeito pela Pátria, comemorando a Independência do Brasil, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”, buscando de essa forma contribuir para a compreensão de verdadeiro sentimento e importância de um Brasil Independente.

São desenvolvidos na escola:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com