TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ensino fundamental I anhanguera

Por:   •  5/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO–

                         DO ENSINO FUNDAMENTAL (l)

DOURADOS - MS

2017

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO–

   DO ENSINO FUNDAMENTAL (l)

Relatório apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância Anhanguera.

Orientadora: Isabel Cristina Alves

DOURADOS – MS

2017

                                                             

SUMÁRIO

NOME DO POLO..................................................................................................01

Titulo.........................................................................................................................02

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução        ............................................................................................................05

Desenvolvimento.......................................................................................................06

Considerações Finais................................................................................................09

 Referências Bibliográfica........................................................................................10

APÊNDICE A – Entrevista..............................................................................11

APENDICE B – Planos de aula.......................................................................12

APÊNDICE C – Roteiro de Observação da Escola.........................................13

Identificação do Aluno

Nome do Estagiário:

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2017

Início do Estágio: 20/03/2017

Término do Estágio: 07/04/2017

                                                          Introdução

              O relatório é um trabalho do Estágio Supervisionado do Ensino fundamental l, do curso de Pedagogia, que realizei na Escola Municipal Professora Judith dos Reis Espindola  na - Rua Joao Lourenço de Lima N: 779 - Bairro: Centro - Cidade: Laguna  Carapã - UF-MS, CEP:79920-000. Escola de modalidade publica a qual me recebeu muito bem para realizar o trabalho obrigatório do estagio da Universidade DA Grande Dourados - UNIGRAN, onde tive a oportunidade de ter efetivado todas as fases do Estágio de  24/03/17 a 12/05/2017. Na sala de aula é uma professora regente, e 26 alunos, sendo 15 meninas e 11 meninos.

 

O estágio em Gestão Escolar é uma oportunidade de aprender na prática o curso que escolhi para minha profissão, além de ter a oportunidade de confrontar as minhas ideias. Pude perceber que o resultado foi positivo tanto para mim que tive a oportunidade de poder visitar, observar toda a estrutura tanto física quanto organizacional de uma escola. Assim como acesso a documentos, pastas de alunos.

Todo esse trabalho contribuiu muito para acumulo de conhecimento, e crescimento diante da profissão eleita. Pude perceber que um gestor deve conhecer todo o local que irá gerir, portanto busquei explorar e realmente entende cada parte que compõe a escola, assim como seus funcionários.

                                           

  Desenvolvimento:

Na elaboração do trabalho fui bem orientada pelas tutoras que sempre estavam à disposição para tirar todas as dúvidas do estagio sempre com muita paciência. A escola em que conclui meu estagio contem Educação infantil e Ensino Fundamental I e II no período matutino e vespertino. A mesma tem matriculado no total 673 alunos. Contendo sete salas de aula, uma secretaria, uma sala para direção, dois pátios sendo um interno e outro externo, uma quadra coberta, um refeitório, uma cozinha, cinco sanitário femininos, sendo um para deficientes físicos e a mesma quantidade para o masculino, dois sanitário para os professores sendo um masculino e outro feminino, uma biblioteca contendo diversidades de livro e um bom espaço para os alunos fazer as leituras e uma sala de tecnologia.

Percebi que na escola tanto os profissionais do administrativo quanto professores, coordenadores e diretor, são comprometidos em proporcionar um bom ambiente para os alunos.

 No primeiro dia de observação em sala 20/03/2017 2ºano

No primeiro dia de observação a professora me apresentou para os alunos, e já expôs que eu estaria observando e a ajudando a coordená-los, e por isso pediu a eles que realizassem todas as atividades com capricho. Explicado que primeiro eu ficaria apenas observando por alguns dias e anotando tudo o que ocorresse na sala, que depois eu iria ficar uma semana dando aula para eles. Em seguida agradeci a acolhida e fui sentar ao fundo da sala para as apreciações da turma.

               A professora iniciou sua aula fazendo o cabeçalho na lousa colocando o nome da escola o dia, mês e ano, ela também escreveu o roteiro da aula, este roteiro é uma breve descrição das atividades a serem desenvolvidos durante aquela aula, os alunos copiaram no caderno.

Os alunos são orientados a abrirem o livro de Português na página da atividade, a professora explica o conteúdo divisão de sílabas, faz um exemplo na lousa e determina um tempo para que os alunos executem a atividade, durante este tempo a professora faz algumas anotações nas agendas dos alunos e em seguida observa a execução da atividade, orientando os alunos que necessitam de ajuda.

Ao término da atividade de divisão silábica a professora passa na lousa um texto sobre a agua para eles copiar no caderno e circular as palavras começada com a letra A, os alunos são orientados muito bem enquanto a professora explica o conteúdo. Aqueles que terminam a atividade e que a professora ia corrigindo eles foram estimulados a pegar outro livro literário que tem a disposição na sala de aula. Após essa aula fomos para o intervalo.

Após o intervalo na aula de Ciências os alunos são conduzidos à sala de tecnologia para assistirem um pequeno filme sobre os planetas, em alguns momentos a professora interrompe o filme para explicar alguns pontos importantes, os alunos estão à vontade neste ambiente. Depois voltamos para sala de aula e a professora passa o cabeçalho na lousa, embaixo do cabeçalho ela escreve o roteiro da aula e desenha a ordem dos planetas do sistema solar, e pediu para os alunos desenharem sua representação do sistema solar no caderno. Assim chega ao fim da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com