TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório geral de estagio

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

MARIA CRISTINA ZANOL DE OLIVEIRA

                             

RELATÓRIO DE ESTÁGIO                                                EDUCAÇÃO INFANTIL – 1ª ETAPA

                                               

NOVA VENÉCIA - ES

 2014

MARIA CRISTINA ZANOL DE OLIVEIRA

RA 1083978

RELATÓRIO DE ESTÁGIO                                                EDUCAÇÃO INFANTIL – 1ª ETAPA

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil – 1ª parte, apresentado à Universidade de Uberaba, do curso à distância de Pedagogia, turma 06, Etapa IV.

Preceptora: Eliane Roncato

NOVA VENÉCIA – ES

 2014

SUMÁRIO

   Introdução........................................................................................04

Capítulo I      A Escola e sua História  .............................................06

Capítulo II     A Escola e sua Cultura  ..............................................10

Capítulo III    Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico da

Escola  .............................................................................................14

Capítulo IV    A Prática do Projeto Político Pedagógico no Cotidiano

da Escola..........................................................................................16

Conclusão  .......................................................................................18

Referências Bibliográficas  ..............................................................19

INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se ao estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em sua primeira parte e tem por finalidade o registro de cem horas de estágio no Centro Municipal de Educação Infantil “Romeu Cardoso”.

No capitulo I ‘’A Escola e sua Historia’’ conheceremos sobre a escola, em que época foi fundada, a origem do nome, quantos alunos atende, quantos professores e funcionários possui, entre outros. A Escola de Educação Infantil Romeu Cardoso tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físicos, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e do meio onde convive. As crianças estão envoltas em um ambiente que possibilita uma aprendizagem contínua em todos os seus espaços, seja no pátio, no refeitório ou na sala de aula, brincando e interagindo com seus colegas onde aprendem de forma prazerosa.

No capitulo II ‘’A Escola e sua Cultura’’ veremos como é o espaço físico da escola, como são esses espaços, quais espaços os professores preferem, abertos ou fechados, veremos que  a instituição encontra-se localizada em um bairro onde o nível sócio – econômico das famílias é médio-baixa, mas abrange também crianças de bairros diferentes de toda a cidade, trazendo para ela o bem estar da família e de toda a comunidade. Os resultados dessa instituição indicam um crescente grau de satisfação por parte da equipe, dos pais, e da comunidade no que diz respeito ao serviço prestado. No capitulo III ‘’Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico da Escola’’ veremos a proposta pedagógica da escola, os princípios fundamentais, a metodologia aplicada, a concepção de avaliação proposta no PPP. No capitulo IV ‘’A Prática do Projeto Politico Pedagógico no cotidiano da Escola’’ veremos que o Projeto Político Pedagógico dessa instituição está embasado na busca e na construção de uma educação plena, com o envolvimento de educadores, pais, alunos e funcionários. Este período de estágio será de muita observação, estudo e análise, exercendo olhar investigativo e atento, além das capacidades reflexivas e críticas com o objetivo de compreender a escola e suas práticas pedagógicas.

                                       


                                                                 

CAPÍTULO I     -     A Escola e sua História        

O Jardim de Infância “Romeu Cardoso”, primeiro nome desta escola, foi inaugurado em 04/12/1991. A escola recebeu este nome em homenagem ao Sr Romeu Cardoso, ilustríssimo escrivão de registro civil desta comarca. O Prefeito nesta época, era o Sr Walter De Prá, e a Secretária Municipal de Educaçã, a Sr.  Wanda DeII’Santo Feitosa.

Inicialmente ela funcionava na antiga Escola São Cristóvão, no Bairro Vila Dourada, atual Bairro São Cristóvão, com uma sala multisseriada, composta por 30 (trinta) alunos.

O terreno para a construção da escola, onde hoje está localizada, foi doado pela então funcionária pública Srª Luzete Vila Nova, localizada à Rodovia Antônio Daher, s/n0, Bairro Bela Vista.  Após a construção e inauguração da nova escola,  ela passou a funcionar em dois turnos com turmas divididas em 1º, 2º e 3º períodos, tendo como professoras as Sras Ormi Ribeiro da Cruz, Marinete Fioroti e Maria de Fátima Ginelli Pavan e um total de 75 (setenta e cinco) alunos.

No ano seguinte, em 1992, sai a prof. Fátima e em seu lugar  a prof. Sandra Mara Serafim.

No período de 1991 a 1994, o Jardim de Infância “Romeu Cardoso” foi anexo do Jardim de Infância “Lar de Fátima”, que atualmente recebe o nome de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI “Lar de Fátima”).

Os fatos e acontecimentos que permearam estes primeiros anos de existência, foram envoltos em alegrias, conquistas e também muitas dificuldades que aliadas à persistência e a força de vontade dos segmentos integrantes da escola comunidade, foram construindo nossa história.

Na administração do prefeito Sr Wilson Luiz Venturim em 01/11/1993, através do decreto Nº 1924/93 foi criado o Centro de Educação Pré-Escolar “Romeu Cardoso” com os seguintes anexos: Córrego da Serra, Boa Vista, Cedrolândia e Serra de Cima. A anexa Boa Vista pertence ao CMEI “Regina Célia Meneguetti Frisso”. O anexo Cedrolandia pertence à EMEF “Francisco Sechim”, o anexo “Serra de Cima” pertence à EMEF “Vitório de Angelo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com