TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre estágios na gestão escolar no processo de preparação pedagógica, ensino a distância Pedagogia

Trabalho acadêmico: Relatório sobre estágios na gestão escolar no processo de preparação pedagógica, ensino a distância Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

NAINI OLIVEIRA SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

RELATÓRIO FINAL

Lajeado

2014

NAINI OLIVEIRA SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Regiane Mendes Ribeiro

Tutor de sala: Andreia Karin Geroleti

Lajeado

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 04

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 05

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11

4 MOSTRA DE ESTÁGIO .........................................................................................12

5 REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações, a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar dentro do processo de formação pedagógica, do curso a distância de Pedagogia 

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Genny de Souza da Silva, localizada à Rua Reinaldo Noschang, , Goiabeira, possui 3 salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, sala de informática, 5 sanitários, e um pátio externo. Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria.

Atualmente o corpo diretivo é formado por: Andre Luis Tanski Azeredo. O setor financeiro é ministrado pelo Diretor, juntamente com o Conselho Escolar, Circulo de Pais e Mestres e toda a Comunidade Escolar. Os recursos, independente de sua origem, são empregados de acordo com as necessidades da escola. A contribuição mensal de cada aluno é um valor simbólico sendo este de R$5,00, por mês, é uma contribuição espontânea. A manutenção da escola está sob a responsabilidade do Município. A escola funciona em tempo integral, com turno oposto.

Como é uma escola de pequeno porte, ela não consegue atender a grande demanda de vagas que a comunidade necessita, tornando a maioria das salas de aula lotadas nos dois turnos.

A coordenação pedagógica é formada por um profissional da área. A equipe de professores é um número de , contando também com 4 educadoras. Também são colaboradores atuantes da escola 3 funcionários (merendeiras, serventes). Todos são remunerados pelo município. A escola atende a 70 alunos em turno integral.

O espaço físico da EMEF Genny de Souza da Silva constitui-se de várias dependências dentre as quais: uma sala de informática, esta sala serve também de biblioteca, que contém uma pequena quantidade de livros, e também é utilizada pelo supervisor da escola. Na sala dos professores fica um computador que fica a disposição dos professores e educadores; uma sala de informática, que possui 14 computadores; um pequeno refeitório, uma cozinha; salas de aula; banheiros. Na parte não coberta da escola uma praça com brinquedos adequados e um pátio com piso que serve também como quadra para prática de educação física.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE

Os alunos da instituição, em sua maioria, são da cidade e outros do interior do município usam do transporte público.

A escola trabalha com crianças de meio familiar adverso, algumas vivenciam uma dura realidade familiar com problemas afetiva baixa autoestima, crianças que não encontram afeto em suas famílias, refletindo assim problemas comportamentais e hiperatividade.

A família, elo importante na corrente da escola, apresenta uma participação parcial, vindo à instituição na entrega das avaliações, reuniões e festividades.

Algumas das crianças necessitam de atendimentos especiais como serviço de fonoaudióloga, psicóloga e através de parceria da prefeitura municipal esses alunos recebem atendimento nesta instituição e escola na medida do possível faz a sua parte para que estes alunos tenham um desenvolvimento bom.

O aluno da escola tem uma alimentação de ótima qualidade onde o cardápio é elaborado por uma nutricionista da secretaria municipal de educação e cultura onde eles fazem 03 refeições diárias na escola, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Na visão dos profissionais atuantes na escola, existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com