TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Raciais na Educação Infantil

Por:   •  5/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO / FaE

DISCIPLINA: ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA

PROFESSORA: MARIA CRISTINA SOARES DE GOUVEA

2º SEMESTRE DE 2015 – PEDAGOGIA – TURMA TR

ALUNA: NATÁLIA DOS SANTOS RIBEIRO AMARAL

QUESTÕES SOBRE O TEXTO

DIMENSÃO ÉTINICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UM OLHAR SOBRE A PESPECTIVA DAS CRIANÇAS

EDUARDA SOUZA GAUDIO


1. Por que a autora usa o conceito de raça e não de etnia?

        A autora destaca no texto que, segundo Guimarães (2009), existem dois pressupostos para a compreensão do conceito de raça:

        - a constatação da inexistência de raças biológicas entre a espécie humana;

        - e, se as raças não existem no sentido realista da ciência, o que se denomina de “raça” se efetiva somente no mundo social em que vivemos.

        E por isso o conceito “etnia” é muitas vezes adotado para tratar do pertencimento racial da população brasileira. Segundo Munanga (2003), essa substituição é uma forma mais “confortável” de falar sobre as relações entre negros e brancos, mas enfatiza que “não muda nada a realidade do racismo, pois não destrói a relação hierarquizada entre culturas diferentes que é um dos componentes do racismo”.

        Visto isso, a autora afirma que “as diferenças culturais existentes na população brasileira foram construídas social, política e culturalmente, valendo-se de especificidades e características como forma de hierarquizar as diferenças entre as pessoas”. E, na verdade, faz a opção de usar o termo étnico-racial para a discussão que apresenta no texto, tendo em vista tudo o que foi mostrado sobre ambos os conceitos.

2. Qual a relação corpo e raça na pesquisa?

        Essa relação é construída a partir de parâmetros difundidos pela mídia que “belo e saudável” é ser magro, branco e heterossexual. De acordo com a pesquisa, as crianças do grupo pesquisado eram provenientes de diferentes grupos étnicos-raciais (pretas, pardas e brancas) e que elas constroem suas preferências e identidades a partir desses parâmetros. Então quem é gordo, preto e não tem cabelo liso não é bonito e é colocado à margem.

        Como afirma a autora: “... meninas e meninos, desde cedo, apropriam-se de ideias e preconceitos vigentes, como também criam maneiras de lidar e impregnar tais conhecimentos na relação com seus pares e adultos”.

3. Como as crianças percebem a identidade racial, a partir de que elementos?

        As crianças percebem sua identidade racial a partir da cor da pele, do formato de seu corpo e, o mais evidente, que é tipo de cabelo. A partir daí, comparam com seus pares, e constroem, de forma positiva ou negativa, suas identidades.

4. Como a branquidão é significada?

        A branquidão é significada através de uma relação direta com a beleza, com o que é padrão, e o que foge do padrão é visto como feio e inferior.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com