TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnicas Raciais

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

Ativid)ade 04 - AULAS 06, 07 e 08

1 - Elaborar uma proposta de Planejamento de Ensino para ser ministrada em uma aula (o tempo da aula dependerá de sua proposta e da disponibilidade da Unidade Escolar) na Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental, podendo ser também em outros espaços sociais onde ocorrem processos de educação ( Centros comunitários, Projetos Sociais, Igrejas...

Retire as sugestões de temáticas nas referidas aulas (06,07e08) e você poderá escolher a temática das Relações Étnico Raciais: Negros e/ou Indígenas  para trabalhar com as crianças nessa aula.  A tarefa é encaminhar em um único arquivo a proposta de planejamento e também o relatório da aplicação denominado MEMÓRIA DA PRÁTICA DESENVOLVIDA, podendo apresentar fotografia da prática realizada.

Você deverá produzir o relatório descrevendo sua experiência na aplicabilidade da aula. O relatório deverá ter um título, Introdução, Desenvolvimento ( I- B ase teórica , 2- O desenvolvimento do Planejamento – relato da prática  apresentando as fotos das atividades realizadas pelas crianças). Não podemos publicar fotos de rostinhos das crianças, somente o desenvolvimento das atividades feito por elas ) e no final as  Considerações finais e as Referências.

Nesta atividade quero avaliar a capacidade de transformar a teoria em prática educativa e ainda a criatividade no desenvolvimento do planejamento de aula e relatório do desenvolvimento.

Atenciosamente,

Profª Terezinha Bazé de Lima

Plano de Aula

Escola Imaginaria

Data: 19/04/2017 Dia Do Índio

Objetivos:

•Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.

•Relatar às crianças algumas curiosidades e fatos sobre tribos indígenas

•Desenvolver o ritmo e atenção.

•Estimular a imaginação e a criatividade.

•Estimular a integração e respeito

Conteúdo:

. Relações Étnico Raciais: Indígenas  

Metodologia:

  • Utilizar pequenas mostra de alimentos típicos de tribos indígenas como o açaí e mandioca.
  • Utilizar brinquedos peteca, pião, figuras com barbantes, perna de pau
  • Cantar a musiquinha Indiozinhos

Recurso Didático:

Tarefas imprimidas para colorir com desenhos indígenas como brinquedos, Cocar e outros.

Canetinha e/ou lápis de cor

Gibi Turma da Mônica: Índios

Lousa, giz

Folhas de papel seda

Computador com internet para vídeos e musicas:

Musica - Indiozinhos - Bob Zoom 

Video- Os Indígenas - Raízes do Brasil #1

Os alunos serão estimulados a participar e avaliados de acordo com o desempenho individual

Curiosidades sobre a população indígena

Nesta aula, teremos como objetivo expandir o conhecimento dos alunos, sobre a cultura indígena que quase não tem contato com o homem branco, mostrando um pouco sobre tipos, de comida, brincadeira de crianças e alguns costumes, levando a sala de aula alguns brinquedos usados pelas crianças indígenas, fotos e comidas, de modo que o aluno não fique apenas na imaginação, mas que ele tenha um contato mesmo que visual com o estilo de vida dos índios.

Demonstrar aos alunos que muitos dos hábitos, palavra e alimentos que hoje fazem parte do nosso cotidiano tem sua origem nas culturas indígenas.

A alimentação: sabe se que os alimentos mais consumidos por eles, são; vegetais, frutas, carne (porco do mato, capivara, macaco, peixe, na maioria das vezes, caçada por eles mesmo, raízes, cereais e castanhas. Agora os pratos típicos são; tapioca, pirão e pipoca, bolo beijo.

Os curumins, que significa no geral crianças, são muito criativos nas invenções e confecções de seus brinquedos. Com os diversos elementos que encontram na natureza eles fazem: peteca, pião, figuras com barbantes, perna de pau, entre outros. 

Curiosidades para contar as crianças:

*Por que tomamos banho diariamente? Os portugueses quando chegaram ao Brasil não tinham o habito do banho diário, os indígenas tinham.

 Quando os europeus chegaram no Brasil os índios, não gostaram do cheiro deles, já que os índios estavam acostumados a tomar ate mais de dois banhos no dia, um costume que não era praticado pelos europeus.

*Por que gostamos de nos deitar em redes? Podem imaginar?

*Atualmente ha 274 linguagens indígenas no Brasil e algumas palavras são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (381.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com