TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnicas Raciais

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 5

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso: Pedagogia

Disciplina: Relações Étnicas Raciais

Professora:Dra. Terezinha Bazé de Lima

Aluno(a): Viviane de Souza Fanaya        RGM: 0536063  Polo: Miranda MS

Atividade 02 – AULA 03

Esta aula trata da procedência do racismo,sendo assim, vamos realizar um estudo dirigido para compreender o que é racismo e a situação atual no Brasil e/ou fora dele. A atividade consistirá em:

1 - Caracterizar as origens de diversos grupos humanos:

população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas.

Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.

Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.

Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.

2 - Conceituar as teorias policêntrica e monocêntrica:

A teoria policêntrica foi fundada nos Estados Unidos da América, por Franz Weindenreich, e segundo esta, a formação do homem atual efetivou em vários territórios independentes. Na base desta teoria, está o fato de, segundo estes seguidores, existirem semelhanças entre os representantes dos vários grupos humanos atuais e os representantes de grupos que existiram no passado e dos quais existem fosseis, tais como o Homem de Java, Homem de Pequim, Homem da Rodésia e do Homem de Neanderthal, ou seja, segundo esta teoria os atuais grupos humanos são descendentes dos grupos que existiam no passado, e como tal, são diferentes uns dos outros, com um passado evolutivo diferente, em territórios diferentes.
A teoria Monocêntrica, pelo contrário, considera que as inúmeras provas existentes apontam para o fato, de que o homem atual surgiu num território único, que se pensa ser uma região situada entre a Ásia central a Meridional e o Nordeste Africano.
Os que apoiam essa teoria consideram que, nesse território terão ocorrido cruzamentos genéticos entre os vários hominídeos existentes, fato esse, que só terá contribuído para o enriquecimento do seu patrimônio genético, só mais tarde se teriam formado várias populações, que devido à posterior evolução, teriam dado origem aos vários grupos humanos atuais. 

3 - Identificar as características do racismo pesquisando em jornais (físico ou virtual) casos atuais em que ocorreram a discriminação racial, contextualizando o relato da situação com a sua argumentação da necessidade desta temática estar assegurada como prevê as leis estudadas nas aulas anteriores e o papel do professor na abordagem desta temática na sala de aula. Informe a fonte onde este caso apresentado está disponível.

Caso do goleiro Aranha 

Um simples jogo de futebol pela Copa do Brasil, em agosto do ano passado, foi cenário para outro episódio de racismo. Depois de ver seu time perder por 2 a 0 do Santos, a gremista Patrícia Moreira da Silva foi flagrada por câmeras chamando Aranha, goleiro do time rival, de macaco. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com