TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Étnicos Raciais na Educação

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso : Segunda Graduação em Pedagogia

Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação (Diversidade e Educação)

Professora Lilia Nantes

Atividades das Aulas 03 e 04

1 - Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)

        “Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.” ( de 5 a 10 linhas)

R: Há vários autores que conceituam os direitos humanos, podemos perceber que não há um conceito definido, um conceito acabado e pronto. A uma análise real de uma reflexão espontânea e consciente de verificar com propriedade o conceito do que realmente é e não o que se acha que é. Como diz Montoro, “as pessoas não são sombras, não são aparências, são realidades concretas e vivas”.

     Os direitos humanos são um conjunto de leis, que buscam a igualdade do ser humano independente do sexo, raça, etnia ou classe social. Serve para que o respeito permeie entre todos e torne a vida de todos mais digna. São regras impostas pelo Estado e todos os cidadãos devem obedecer e cumprir. Os direitos humanos devem estar em constante discussão, reflexão e analise para que não fique esquecido ou banalizado, é importante que toda a sociedade colabore para que seja eficaz, pois sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da sociedade.

 

2- As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática. A discriminação dá-se de duas formas: direta ou  indireta. Explique cada uma delas.

R: A discriminação direta é aquela que o preconceito acontece de forma clara, onde cria-se regras, barreiras ou proibições para pessoas de um determinado grupo. O tratamento diferenciado para determinadas pessoas, torna a discriminação direta. Já a discriminação indireta é aquela que está relacionada a ações neutras mas que leva a ação negativa para um determinado grupo de pessoas.

3- Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:

a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.

b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.

c) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.  (RESPOSTA CERTA)

d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.

e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.

4- No que tange a inclusão,  explique sobre o que garante a  Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.

R: A Lei 11.645 de 10 de março de 2008, inclui no currículo escolar o tema “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” a ser abordado dentro do ambiente escolar e deve levar em consideração as contribuições das diferentes culturas e etnias e relatar de que forma colaborou para a formação da população brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com