TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE ENSINO: Ferramenta Indispensável à Prática Docente

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO DE ENSINO: ferramenta indispensável à prática docente

Alessandra Rodrigues Sarmento¹

Guilherme Silveira ²

RESUMO

Este estudo propõe-se a apresentar uma revisão dos conceitos relativos a utilização do planejamento para a prática docente, considerando a sua importante função no processo de ensino e aprendizagem. O estudo é embasado por publicações periódicas e a bibliografia concernente a conceituação do planejamento no contexto pedagógico.

Palavras-chave: Planejamento; Prática Docente; Educação Física.

  1. INTRODUÇÃO

A utilização do planejamento no contexto educacional - especificamente como aspecto decisivo para a eficiência da prática docente - vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Considerando que o termo planejamento, no âmbito educacional, é utilizado em diversas situações, vale ressaltar que o tipo de planejamento aqui estudado é o de ensino: aquele que visa a relação direta do educador com o educando.  

          Procura-se a partir deste estudo apresentar o planejamento de ensino como ferramenta indispensável à prática docente.  Ferramenta esta que é capaz de orientar e sistematiza o trabalho do professor.  Se houver um ensino de qualidade, haverá um aprendizado dos alunos com qualidade também. O foco principal deste este estudo é mostrar o quanto o planejamento de aula é importante para a prática docente.

Dada a importância atribuída ao planejamento de ensino para sucesso da prática docente, este estudo busca, de forma simplificada, apresentar conceitos relativos ao tema em foco, como forma de fomentar as discussões envolvendo a docência. Para tanto, faz-se necessário a estruturação deste trabalho de forma a seguir uma cadeia lógica de compreensão.

Inicialmente são apresentadas conceituações de planejamento no sentido amplo da palavra, seguida pela conceituação do planejamento no âmbito educacional e a importância do mesmo na prática docente. Na sequência são expostas propostas elaboradas por Vasconcellos 2006 e propostas elaboradas por Klosouski e Reali 2008 para estruturação do planejamento de ensino e aprendizagem. Por fim são feitas considerações finais relativas a este estudo.

  1. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

   Planejamento não é um termo recente, é um assunto que vem sendo discutido há muitos anos em diversos âmbitos. Muitos autores já escreveram sobre o assunto e até conceituaram este termo. Portanto, serão apresentados alguns conceitos de planejamento num sentido amplo do termo.

 “Planejar não é fazer alguma coisa antes de agir. Planejar é agir de um determinado modo para um determinado fim. Isto quer dizer, sobretudo, que planejar é incorporar à ação um algo a mais que tentarei caracterizar. De modo imediato, esse algo a mais deve ser definido como um modo de pensar, apto, ele mesmo, a gerar um tipo próprio de ação.” (GANDIN, 1988, p. 116)

“Dessa forma, planejar, em seu sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivo antes previstos, pensando e prevendo necessariamente future, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado, levando em conta os contextos e os pressuposto filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja” (PADILHA, 2005, p. 63)

 “Tendo em vista o caráter emancipatório que buscamos, o que nos interessa neste trabalho é o conceito integral de planejamento, como aquele já explicitado: planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.”  (VASCONCELLOS, 2006, p. 79)

  1. O PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE E A SUA IMPORTÂNCIA

Dados alguns conceitos amplos de planejamento, serão apresentados a seguir alguns conceitos do mesmo termo, mas agora no contexto da prática docente - foco deste estudo -  acerca da sua importância para a garantia da qualidade do trabalho professor.

Para Klosouski e Reali (2008), é necessário desenvolver um planejamento quando se tratando de prática docente. O ato de planejar deve relacionar o ensinar com o aprender. É o planejamento que irá orientar a prática do professor. O planejamento de ensino é feito de intenções.

Klosouski e Reali (2008) também afirmam que o planejamento de ensino é muito importante para que a prática educativa seja eficiente e esta seja concretizada junto com a aprendizagem dos alunos. O professor deve usar o planejamento como um instrumento básico e eficaz, a fim de intervir na aprendizagem dos alunos.

Ainda segundo Klosouski e Reali 2008 o planejamento de ensino esboça um situação futura a partir da situação atual prevendo o quê, como, onde, quando e o porquê realizar tal objetivo, visando a garantia, o propósito, a funcionalidade, a continuação e também a eficácia das ações que foram planejadas.

Já para Vasconcellos (2006, p.102) o planejamento pedagógico é relativo aos assuntos que serão trabalhados em sala de aula enfatizando a interação entre os sujeitos, fundamentado numa relação interpessoal, numa organização de coletividade e construção de conhecimento. Ainda segundo Vasconcellos (2006, p. 36):

Planejar então remete a: querer mudar algo; acreditar na possibilidade de mudança da realidade; perceber a necessidade da mediação teórico-metodológica; vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação. Para que a atividade de projetar seja carregada de sentido, é preciso, pois, que, a partir da disposição para realizar alguma mudança, o educador veja o planejamento como necessário (aquilo que se impõe, que deve ser, que não se pode dispensar) e possível (aquilo que não é, mas poderia ser, que é relevante

  1. PROPOSTAS PARA UM PLANEJAMENTO DE ENSINO

Alguns autores propõe algumas etapas que auxiliam no processo de elaboração de um planejamento de ensino. Sendo assim, serão apresentados a seguir as propostas apresentadas por Vasconcellos 2006 e as propostas de Klosouski e Reali 2008.

 

  1.  PROPOSTAS DE VASCONCELLOS

Vasconcellos (2006, p.103) afirma que um planejamento será bom quando estiver conectado com a realidade dos educandos, à essência da área do saber, à interdisciplinaridade e à realidade social. Sendo assim, Vasconcellos propôs algumas etapas para a elaboração de uma bom planejamento de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com