TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respeito as Diferenças no Ambiente Escolar

Por:   •  21/4/2017  •  Artigo  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

  1. GERAL        6
  2. ESPECÍFICOS        6

5 DESENVOLVIMENTO        7

6 CRONOGRAMA        9

7 CONCLUSÃO        10

8 REFERÊNCIAS        11


1    INTRODUÇÃO

No decorrer da história da humanidade vemos grandes lutas entre seres humanos por simplesmente não aceitarem as diferenças existentes, seja por etnia, credo ou qualquer outro motivo. A humanidade padece em sua crueldade de padronizar as pessoas como se fossem maquinas frias e sem sentimentos próprios, sem cultura e pensamentos críticos.

A escola como instituição regida por leis que diz que a educação é direito de todos. E como não valorizar as diferenças de todos que chegam à escola, vivendo num ambiente harmonioso? A começar pelo corpo docente, passando o bom exemplo de convivência entre pessoas diferentes. Profissionais que demonstram os preconceitos para com os demais, jamais poderão cobrar dos alunos uma postura de respeito para com os colegas ou para com ele mesmo, o qual é ser humano e consequentemente falho e com defeitos.

Este plano de ação foi pensado para que possamos quebrar as barreiras existentes no ambiente escolar através de atividades de cooperação, o uso de uma aula para o ensino da amizade, que com a perpetuação da tecnologia tem afastado os alunos das relações de companheirismo e harmonia entre si. O mesmo tem como objetivo diminuir relativamente os níveis de stress durante as aulas, que por vezes é interrompida por xingamentos e brigas que começam pela falta de respeito as diferenças e acabam por acabar com toda aula preparada pelo professor, contribuindo para a diminuição dos níveis de aprendizagem na turma.

Assim sendo, buscamos a melhor forma de incentivo do respeito entre as diferenças para que houvesse um ambiente de melhorias do ensino aprendizagem e a elevação dos níveis de conhecimento dos alunos, não só científicos, bem como para humanizá-los para a vida toda.

 


2  JUSTIFICATIVA

A globalização e cada vez mais o aumento das pressões sob os padrões de beleza, ou imposições impostas como o correto para uma determinada sociedade, faz com que as crianças busquem cada vez mais a aceitação nesses padrões para chegar a um determinado patamar.

Segundo Antunes (2003) o aumento da tecnologia tem distanciado as crianças da convivência com os colegas impossibilitando os vínculos de afetividade antes muito visto nas escolas. Em uma década vemos o numero absurdo da violência dentro da escola, torna-se absurdo a frieza com que alguns educadores tratam o ambiente escolar, e a importância que dão aos problemas como a discriminação dentro do mesmo.

Viemos através deste plano de ação mostrar meios para amenizar problemas em sala de aula, incentivando professores a dar valor e afeto a cada criança sem individualizá-los, bem como estimulando o trabalho coletivo e a maneira como devemos tratar o diferente com respeito. Pois é absurdo que em pleno século XXI continuemos maltratando as pessoas seja fisicamente ou mentalmente apenas por sua cor da pele, ou escolha religiosa, afinal somos livres diante de nossas escolhas, e não podemos mutilar nosso corpo somente porque há um tipo estereótipos valorizados pela sociedade.

3 OBJETIVOS

           3.1 GERAL

                 Valorizar o outro e seu trabalho, compreendendo que precisamos das diferenças para a vida em sociedade.

            3.2 ESPECÍFICOS

        

  • Compartilhar suas opiniões através de leituras compartilhadas e debates acerca da historia do Patinho Feio;
  • Participar das dinâmicas de grupo;
  • Elaborar e confeccionar cartazes que motivem a comunidade escolar a uma vida harmoniosa;
  • Compartilhar livros na hora da leitura.

4  DESENVOLVIMENTO

A atual realidade das salas de aula, desafia educadores a buscar meios e métodos para além dos conteúdos pedagógicos, para que os educando alem de conhecimentos científicos possam formar caráter e visão de uma sociedade onde haja harmonia, respeito mutuo e aceitação da diferença do outro.

A criança passa grande parte da vida na escola e diferente do ambiente familiar terá que conviver com diferenças extremas.

De acordo com Silva,

 “Sabe-se da importância do entendimento global do aluno em formação para o trabalho em prol de um desenvolvimento satisfatório em termos emocionais, cognitivos, pedagógicos e sociais”. (2012, p. 29)

É no ambiente escolar que se aprende o respeito, às diferenças de opiniões, credos, etnias, etc. o desenvolvimento que temos desde que nascemos ate a nossa morte entra em ênfase quando encontramos tais divergências no ambiente escolar. O trabalho que muitas vezes torna-se árduo, realmente vai alem dos livros didáticos, pois a necessidade do século propõe uma educação mais completa, que forme o educando o mais completo possível, como a cognição e o emocional, pois nem só será um ser cientifico, ou só um ser emocional, ambos tem que ser trabalhados e não devemos de forma alguma menosprezar na formação desse aluno nem um nem outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com