TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPO LIMPO

PEDAGOGIA

KEITTY K. J. B. GOMES R.A 1579108358

TAA ( TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS )

TUTOR: JOECIMARA MIQUELINO

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SÃO PAULO

2015

 1. INTRODUÇÃO

A intenção da TAA ( Terapia Assistida por Animais ) tem como objetivo principal melhorar o comportamento dos alunos auxiliando na aprendizagem diária e promovendo maior interação entre os stakeholders ( todos os envolvidos, escola, educandos, educadores, e familiares ). O animal incluído na rotina diária da turma de 3° ano do fundamental I da Escola Pequenos Construtores será um cachorro. Os alunos dessa turma apresentam falta de entusiasmo em relação as atividades propostas em sala de aula, alem de um comportamento agressivo e indisciplinado não só em relação aos professores, mas também entre eles mesmos.

2. DESENVOLVIMENTO

Colégio Pequenos Construtores ( Privada/Particular )

Ano: 3° ano

Número de Alunos: 22

Meninas: 10

Meninos: 12

3. DESCRIÇÃO DA TURMA

A turma é relativamente tranqüila, boa parte dos alunos já se conhece de anos anteriores. A maioria já está alfabetizada, alguns deles porem apresentam dificuldades, três deles em especial, João Gabriel, Igor Melo, e Nicolas Cruz, todos com 8 anos de idade.

 Aluno 1: João Gabriel: dificuldade de aprendizagem/bulling:

João mora com os pais e um irmão mais velho, Luis Sérgio 11, por ficar muito tempo fora de casa trabalhando os pais se tornam muito permissivos, e acabam por não enxergar problema em nada, tudo para eles é absolutamente normal, inclusive a “língua presa” de João. O problema, no entanto o prejudica na escola, ele é muito agitado, e apresenta certa dificuldade na fala, apesar de se relacionar "bem" com os demais colegas, muitas vezes se mostra infeliz pelos comentários maldosos em sala de aula, o que fica evidente em sua dificuldade de aprendizado, João ainda não lê/ compreende todas as palavras, e pouco escreve. É visível que se sente frustrado por não acompanhar a turma.

Pontos críticos:

Leitura lenta e nada fluente.

Escrita espelhada, escreve de trás pra frente.

Erros ortográficos.

Frustração.

Aluno 2:  Igor Melo: dificuldade comportamental:

Igor mora com sua mãe e padrasto, a cada 15 dias o seu meio irmão de seis anos ( filho do padrasto vem passar o fim de semana com eles ) Igor é um menino muito inteligente, porem muito agitado, apresenta dificuldade na concentração/foco, um pouco preguiçoso e tem muita dificuldade em aceitar regras. Por diversas vezes chegou a apresentar agressividade ao ponto de "agredir" colegas de classe. Avaliado por psicólogos, apresentou TDHA ( TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE ), encaminhado ao neurologista, e comprovada a necessidade, realizou tratamento por um curto período de tempo com ritalina. Sua mãe acredita que todas essas complicações são reflexos da separação conturbada que ocorreu quando o Igor ainda era muito pequeno, o acompanhamento psicológico se faz necessário por tempo indeterminado.

Pontos críticos:

Não aceita regras.

Não lida bem com a palavra NÃO, e não aceita ser contrariado.

Agressivo com o professor e também com os colegas.

Não tem respeito pelos demais.

Aluno 3: Nicolas Cruz: dificuldade de aprendizagem:

Nicolas é um menino tímido e retraído, não consegue acompanhar a turma em atividades ou brincadeiras, tem preguiça até para a hora do lanche, não suporta a idéia de precisar falar em público ou ler o trecho de um livro,  filho único, mora apenas com a mãe e fica na escola em período integral desde os seis meses de idade.

Pontos críticos:

Timidez.

Não tira dúvidas com o professor.

Não se relaciona com os colegas.

4. Desenvolvimento da TAA

O animal utilizado para a terapia escolhido foi o cachorro. Através de pesquisas sobre o tema, professores levantaram uma ONG próxima à escola que trabalha a terapia assistida com animais de diversos aspectos e para diversos tipos de públicos. Em parceria com a ONG organizamos visitas semanais a serem realizadas pelo menos uma vez por semana em nossa unidade escolar, durante a visita e aplicação da terapia os alunos entraram em contato com os animais e instrutores, os pais foram informados e autorizaram a participação de seus filhos. Como a escola conta com sistema de câmeras online e disponível para todos os pais ele puderam ter acesso em tempo real a atividade promovida no ambiente escolar, o que foi um diferencial para o sucesso do projeto.

Durante o período que os animais estavam na escola as crianças podiam alimentá-los, escová-los, massagear, fazer carinho, brincar e até mesmo banhá-los. Como a quantidade de animais disponíveis não era na mesma proporção de crianças foi feito um cronograma com os dias e as tarefas a serem executadas por cada um deles.

Em sala de aula pudemos relacionar a terapia com as demais matérias curriculares, abordando assuntos como meio ambiente, contos, histórias, reprodução, alimentação, habitat natural, ciclo de vida, responsabilidade social, respeito e amor ao próximo. Ao final de cada semana cada aluno deve apresentar um relatório que deve ser feito em casa com a ajuda dos pais sobre a terapia assistida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com