TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas do exercício de Métodos e Técnicas de Estudos

Ensaio: Respostas do exercício de Métodos e Técnicas de Estudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Ensaio  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas do exercício de Métodos e Técnicas de Estudos

Professora: Vânia Machado

Aluno: Gleyton Rodrigues Rosa e Pedro L. dos Santos

Questões:

1. Artigo;

1.1. 2006

1.2. 14 páginas

1.3. Ciências sociais e fisioterapia: uma aproximação possível

1.4. Meyer, Patrícia Froes; Costa, Íris do Céu Clara; Gico, Vânia de Vasconcelos.

2. Esta pesquisa abordou as interfaces sociais, buscando a compreensão da saúde e da doença com base em um conceito disciplinar, por meio da valorização e união dos saberes através da disciplina sociologia da saúde no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.1. Fisioterapia, Ciências Sociais, Sociologia da saúde e saúde-doença.

2.2. Acho que diz que essa disciplina, nos cursos da área da saúde, têm a responsabilidade de fazer a união entre as ciências sociais e saúde, abordando o conhecimento à realidade atual da sociedade.

2.2.1. Visou a compreensão da saúde e da doença, adoecimento e a própria condição do doente, no aspecto não apenas biológico, mas psicológico e social, as necessidades integrais dos seres humanos, enquanto seres sociais, culturais, históricos, ideológicos e políticos.

3. “Infelizmente, a estrutura, a metodologia de ensino e a organização curricular ainda não estão baseadas nas demandas sociais e nas políticas públicas de saúde.” (pag. 878, 4° parágrafo, 1° linha)

“Diante do que foi aqui exposto, tanto o conhecimento da fisioterapia quanto a sua atividade prática na universidade devem estar situados dentro da interação de atividade/contexto/cultura e devem ser desenvolvidos envolvendo a complexidade social. Quanto mais o conhecimento for apenas ‘reproduzido’ e ‘transmitido’, em vez de também ser produzido, levando em consideração a realidade circundante, mais longe estarão os futuros profissionais de obter resoluções para os problemas da população que os procura.” (pag. 888, 1° parágrafo, 1° linha)

“Reconhecemos ainda que a contribuição das Ciências Sociais não se dá apenas na reflexão do processo saúde-doença, embora esse tema tenha relevância e ocupe muitas discussões. Sugere-se levar o estudante a um maior entendimento da historicidade da fisioterapia, da organização da prática fisioterapêutica, do trabalho e da profissão, como uma das questões de maior importância e que requerem uma reforma do pensamento, como pensa Morin (2001b). Só assim incidirão transformações sobre as intervenções políticas, sociais e educacionais,(...) “ (pag. 888, 3° parágrafo, 1° linha)

3.1. Os conceitos seriam:

Almeida & Carvalho: “o que está tecido junto”

Massey: “(...) graduados em cursos da área de saúde devem ser capazes de trabalhar em equipe,(...)”

Capra: “(...) afirma que a atenção centrada na doença conduz a uma noção de saúde,(...)”

Carta de Vitória: “(...), que os currículos devem passar por uma adequação às necessidades regionais,(...)”

Canesqui: “(...) esse ensino traz aportes importantes à compreensão do significado dos problemas coletivos e individuais da saúde,(...)”

Richardson: “(...) ‘inovadora’ a idéia de se colocar em prática o ensino problematizado, (...)”

Bauer & Gaskel: “(...) não haver quantificação sem qualificação, (...)”

Triviños: “(...) são descrições, comentários, reflexões, idéias e questionamentos,(...)”

Rebelatto & Botomé: “ os dados demonstram a predominância das disciplinas ‘técnicas’ como as mais importantes e das disciplinas classificadas como ‘humanistas’ como menos importantes ,(...)”

Medina: “Devem-se levar em conta as limitações dos estudos generalizantes, embora fique evidente o desestímulo ao exercício da reflexão do todo, em que os fenômenos particulares se desenvolvam.”

Paim: “ (...), “pensar para agir e agir para pensar melhor”.”

Morin: “(...), atuar com humanidade permite reconhecer o humano no outro como ser complexo, tornar-se apto a situar-se no mundo em sua própria terra, sua história, sua sociedade.”

Baugniet: “(...), afirmam que os estudantes geralmente percebem uma inconsistência entre teoria e prática.”

Morin: “(...), de que todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão,(...)”

3.2. Almeida, Maria da Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios – Edgar Morin. Conceição; Carvalho, São Paulo: Cortez. 102 p. Edgard de Assis (org.) 2002

Bauer, Martin W.; Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Gaskel, George Manual Prático. Petrópolis: Vozes. 2002

Baugniet, Jessica; Boon, Complementary/Alternative Medicine: Comparing the views of medical Heather; Ostbye, Truls students with students in other health care professions. 2000 Medical Student Education, v. 32, n. 3, March, p. 178-84.

Canesqui,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com