TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Inteligencia Emocional

Por:   •  7/11/2016  •  Dissertação  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Livro inteligencia emocional – Daniel Goleman

Ao contrário do que muitos dizem Daniel não quer derrubar a teoria do Qi, mas para ele a inteligência emocional é tão importante quanto, para Goleman ter um controle das emoções contribui e muito para o sucesso das nossas ações e para o desenvolvimento das nossas inteligências. Ele ainda cita no livro que o aumento da criminalidade e infelicidade é conseqüência das nossas atitudes, de vivermos preocupados mais com o intelecto do que em equilibrar nossas emoções. De acordo com sua teoria nós temos duas mentes que trabalham juntas e precisam  ser desenvolvidas, a mente que pensa com a razão e a mente que pensa com a emoção, no livro o autor enfatiza que a mente emocional age com muito mais rapidez do que a mente racional, o que pode nos levar a ter atitudes por impulso e sem reflexão, a mente racional ela reflete e questiona , segundo Goleman o auge da emoção dura segundos, o que é bom , porque ele diz que se a emoção dominasse nossa mente por muito tempo seria desastroso.

Quando surge questões emotivas quem se manifesta primeiro é o coração e não a mente, ele afirma que temos esse tipo de reação se explica pela evolução do ser humano e de precisar ter uma defesa rápida diante do perigo para a preservação da vida. Quando desenvolvemos nosso lado emocional nós temos mais controle.

Para Goleman existem cinco meios de desenvolver a inteligência emocional, o primeiro é a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções,  o segundo é a capacidade de controlar esses sentimentos, o terceiro é se auto motivar, o quarto é desenvolver a empatia que é a capacidade de reconhecer os sentimentos  alheios e  o quinto meio de se fazer isso é saber controlar as relações com as outras pessoas.Este livro foi um sucesso por além de nos ajudar individualmente , nos ajuda a elaborar propostas pedagógicas mais bem sucedidas, eu gostei muito e já me ajudou bastante em minha vida pessoal e tenho certeza q vai  me ajudar em minha vida profissional.

http://alma-da.org/RHL/4.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com