TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: Inteligência Emocional

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMOS

Inteligência Emocional

O psicólogo Daniel Goleman, escreveu um livro chamado “Inteligência Emocional” nesta obra ele retoma a discussão sobre o assunto que há pouco tempo ainda era muito falado, em que o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Porém, com essa nova retomada, ele traz a ideia sobre a inteligência emocional e sua responsabilidade extrema pelos sucessos e insucessos dos indivíduos.

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades, sendo elas: autoconhecimento emocional (reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre), controle emocional (habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação), automotivação (dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca), reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidades em relacionamentos interpessoais. As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intrapessoal que é a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva e as duas últimas, a Inteligência Interpessoal sendo a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

A inteligência emocional é a capacidade de ter o controle das emoções para, assim, alcançar os objetivos impostos pela vida. Logo, é possível entender porque as pessoas devem aprender a lidar com seus traumas, inseguranças, e decepções a favor do êxito nas atividades. Esta competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, ser produtivo em ideias e resultados

O autor Goleman, escreve em seu livro que saber agir emocionalmente com inteligência pode trazer diversas vantagens no dia a dia. Rápidas promoções, resultados efetivos para a equipe e para a empresa, ampliação da rede de relacionamentos e aprendizado com maior facilidade são alguns dos benefícios quando o profissional desenvolve esta competência.

Mas o que significa alfabetização emocional? Goleman, descreve essa formação como um processo que identifica as emoções do indivíduo, onde este tem a oportunidade de entender seus medos, angustias e frustações. Dessa forma, poderá trabalhar nestes sentimentos e descobrir ferramentas para controla-los e, só assim, melhorar seus relacionamentos e o desempenho em suas tarefas.

A escola, juntamente com os pais devem ajudar as crianças e os adolescentes a desenvolverem o foco em diferentes esferas, para assim, ficarem aptas a viver no mundo e tomar decisões que ajudem a preservar o meio onde vivem, ou seja, professores e pais trabalhando juntos como preparadores emocionais.

Mas como cultivar empatia nas escolas? Nas escolas não costumam ter acesso a esse tipo de ensino, com ferramentas e estratégias pedagógicas para desenvolver aptidões nas crianças. Existe conteúdos que enfatizam o carinho e a compaixão pelo próximo, exercícios simples, como organizar as crianças numa roda de conversa no início da aula e dar espaço para cada criança dizer como se sente naquele dia. Essa simples atitude faz com que os alunos criem o hábito de autoconsciência. Nomear as emoções com precisão ajuda as crianças a ter mais clareza acerca do que ocorre em seu íntimo. Esse é um fator essencial tanto para se tomar decisões lúcidas como para administrar as decisões ao longo da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (220 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com