TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro: o que é educação ambiental

Resenha: Resumo do livro: o que é educação ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  3.299 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do livro : O que é educação ambiental

Reigota, M. 2009. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo.

O livro “O que é educação ambiental” da autoria de Marcos Reigota, fruto de discussões sobre educação em geral, é dividido em partes as quais tem o objetivo de esclarecer e traçar uma visão da educação ambiental.

O autor inicia a primeira parte definindo a educação ambiental como forma de educação política em que o indivíduo participa ativamente reivindicando e exigindo melhorias no âmbito social, político e econômico. Tal educação deve estar orientada para a comunidade, com indivíduos participando ativamente da resolução dos problemas. Há uma frase contida no texto em que resume essa idéia “Pensamento global e ação local , ação global e pensamento local”.

O livro traça um histórico da educação ambiental a que se inicia com uma reunião em Roma no ano de 1968 , conhecida como o Clube de Roma ,em que cientistas dos países desenvolvidos se reuniram a fim de discutir o consumo, as reservas naturais e o crescimento populacional até meados do século XXI.

Esse capítulo, também, nos informa sobre algo muito importante , a Carta de Belgrado (1975) a qual institui os objetivos da educação ambiental ,sendo ,resumidamente:

1-Conscientização;

2- Conhecimento;

3- Comportamento (Atitude);

4-Competência;

5- Capacidade de avaliação;

6-Participação.

Com base nesses objetivos o autor nos faz pensar sobre o que tem sido feito em termos de educação ambiental e como esse conceito é difundido.

Segundo o autor há um grande equívoco no que diz respeito à educação ambiental. Sendo tratada muitas vezes como um estudo de ecologia do que propriamente a educação ambiental que deverá formar indivíduos mais críticos e participativos.

O ambiente escolar é muito importante para a aplicação da educação ambiental, a qual deve ser inserida não só nas áreas biológicas mas em todas as áreas do conhecimento a fim de proporcionar outra percepção do mesmo problema sobre a ótica de outra disciplina .Sendo assim, a educação ambiental deve ser vista como um assunto interdisciplinar.

Outro aspecto é enfatizar o estudo do meio ambiente onde vive o aluno ,abordando os problemas existentes e como os mesmos podem ser resolvidos. Podendo envolver a comunidade para a solução e melhoria do próprio meio.

Um exemplo contido no livro em relação a essa dinâmica, foi o caso de uma turma de alunos que visitou uma pedreira próxima a escola e levantou os problemas que ela trazia.

Além desse exemplo , há diversos relatos de metodologias utilizadas pelos professores a fim de realizar a educação ambiental.

O autor conclui frisando sobre a abordagem tratada no livro está vinculada a possibilidade da participação política dos cidadãos .Buscando estabelecer uma nova aliança entre a humanidade e a natureza.

“Os problemas ambientais foram criados por homens e mulheres e deles virão as soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com