TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro sobre diversidade

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISTINA ROBERTA RGM 0155518086

ELISABETE TORRES RGM 0598590578

GEANE MARIA DE OLIVEIRA SANTOS RGM 1221430344

MARIA JOSÉ FERREIRA RGM 0047561213

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUARULHOS – SP

2016

CRISTINA ROBERTA RGM 0155518086

ELISABETE TORRES RGM 0598590578

GEANE MARIA DE OLIVEIRA SANTOS RGM 1221430344

MARIA JOSÉ FERREIRA RGM 0047561213

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Curso apresentado à Universidade Anhanguera.

Professora: Daiele Martins.

GUARULHOS – SP

2016

SUMÁRIO[pic 1]

RESUMO        03

INTRODUÇÃO        04

1 DEFINIÇÃO DO TEMA        06

2 CONTEÚDOS        06

3 OBJETIVOS        06

    3.1 Objetivo Geral        06

    3.2 Objetivo Específico        06

4 JUSTIFICATIVA        07

5 METODOLOGIA        09

6 ATIVIDADES        10

7 PÚBLICO ALVO        11

8 RECURSOS         11

9 MATERIAIS        11

10 CRONOGRAMA        12

12 AVALIAÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


RESUMO

Considerando o cenário atual da Educação Infantil é evidenciado que a necessidade de um trabalho interligado com a diversidade se torna primordial para garantir qualidade no ensino. As crianças ao iniciarem no campo pedagógico trazem consigo bagagens de uma sociedade onde estão inseridos. Cada aluno é único e carrega consigo diferentes atitudes, crenças, temperamentos, etnia, habilidades, características físicas e diferentes conhecimentos. Diante destes aspectos este projeto objetiva discutir as questões que permeiam as diferenças visando abordar a multiplicidade que contempla os alunos da Educação Infantil. Este projeto procurou abordar o afetivo da cidadania desagregando visões de preconceitos e procurou também apresentar conceitos de aprendizagem que podem ser trabalhos nas instituições de ensino. Esta pesquisa é norteada por metodologia bibliográfica.

INTRODUÇÃO

Preconceitos, discriminação, rótulos são fatores inevitáveis e desde muito cedo permeiam a vida das crianças. Entretanto para que estes saibam conviver e lidar com a diversidade é preciso que se familiarizem com a diferença, com o equilíbrio e com a sensibilidade. A escola não deve se limitar a projetos com duração definida ou em datas específicas ou até mesmo, tratados como conteúdos específicos invalidando propostas pedagógicas.

A diversidade na Educação Infantil deve ser abordada de modo natural, inserida em práticas pedagógicas como em brincadeiras, jogos, músicas, leituras, pois o convívio diário é um dos métodos mais eficientes para trabalhar com atitudes e comportamentos.

A aquisição de práticas pedagógicas e materiais didáticos que respeitem e valorizem as diferenças contemplando todos os seres humanos com teor de igualdade é fundamental para o aceite e educação da diversidade. Optar na compra de brinquedos que privilegie e se preocupam com a diversidade e, trabalhar com instrumentos que contemplem as diversas culturas, preferir os livros didáticos de autores que trabalham com a diferença, e sempre trabalhar com obras que não apresentam situações de discriminação.

Desde a infância as crianças convivem ou possuem contatos com relatos negativos relacionados a diversidade levando-os a atitudes preconceituosas no ambiente familiar, na sociedade ou nos espaços escolares, e muitos casos passam absortos devido serem crianças que muitas vezes apenas repetem aquilo que ouvem sem tom de maldade. No entanto é necessário que as crianças se familiarizem com a diferença para que possam conviver com a diversidade.

Cada ser humano é único e em diversas situações do dia a dia no espaço escolar ou além das salas de aula a criança irá se deparar com o ser diferente, portanto é imprescindível que haja uma atitude pedagógica embasada no respeito as diferenças evitando possíveis aborrecimentos e futuros preconceitos. Como espécie humana, todos possuem bastante semelhança, porém como pessoas existem uma grande diversidade. Diversidade tanto do ponto de vista orgânico, físico quanto histórico e cultural. Desde o nascimento a criança se depara com um espaço social determinado culturalmente e historicamente.

Durante o período da vida a criança desenvolve relações e estabelece ações de diversas naturezas, tendo a cultura como espelho de suas ações e importante mediadora do conhecimento. As interações com a sociedade onde estão inseridas ou a herança genética os fazem únicos e estes são importantes instrumentos para a construção como seres humanos e a construção do saber. A educação é um instrumento básico que influencia, cria e aproxima as semelhanças ou as diferenças sociais e individuais.

Os anos iniciais são decisivos e este período que contempla a Educação Infantil é onde se começa a estruturar e constituir o “eu” de cada um. Este período se inicia o processo de formação e integração nas diversas áreas do desenvolvimento: motora, física, afetiva, sexual e cognitiva. É uma fase dada por mudanças significativas, surgem os primórdios da identidade, do auto-conceito, da auto-estima. Na Educação Infantil as crianças passam a interagir com meio de modo mais complexo e progressivo.

Ao iniciar na Educação Infantil a criança começa a desenvolver o autoconhecimento e da inicio as aprendizagens relacionadas ao outro e a amplitude do mundo onde está inserida. Neste período se inicia o aprendizado do viver e conviver em sociedade, do se comportar conforme as regras, padrões, normas e, é onde também começa o entendimento sobre direitos e deveres. Enfim esta importante fase da vida que vai do zero ao sexto ano de idade surgem os primeiros comportamentos éticos e solidários.

A fase da Educação Infantil corresponde ao inicio da caminhada em direção de conquistas amplas e o exercício da cidadania. Portanto é essencial incorporar ao currículo pedagógico atividades práticas que levam a trabalhar com a diversidade. É um trabalho sistemático e continuo que com necessidade de um olhar especial do professor acompanhando seus educando em suas habilidades e necessidades, além de explorar situações que permeiam ou surgem no espaço pedagógico de modo positivo. Diante destes aspectos será apresentado o projeto para trabalhar com as crianças da Educação Infantil em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com