TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FORMA DISCIPLINAR

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Sequência didática de forma disciplinar

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ensino da Educação Física Escolar e Psicomotricidade.

Prof. Suehllen Lee Ribeiro.

Tucuruí-PA

2016

No processo de ensinar e aprender o professor coloca-se como difusor de conhecimento, centralizador, os alunos se encaixam em uma posição de receptor das informações que são transmitidas pelos docentes, para a sociedade e o ser humano ter a educação como base transformadora é preciso que o docente se posicione como mediador num contínuo processo de formação.

Para que se possa idealizar novidades é preciso se deslocar das ideias antigas e ter uma visão inovadora. O professor é um indivíduo em construção de um formato central e continuo, alinhado com o seu tempo, A profissão de professor é uma constante transformação, redefinição e ressignificação.

Ensinar e aprender é de cunho criativo, e por meio de dialogo e trocas de ideias que o educador interagem com os alunos transmitindo novos padrões de percepções, é a aproximação por meio de afetividade.

Permitir vivenciar a habilidade de aprender é o modo fundamental de crescimento é ser flexível com as exigências da vida.

Assim somente a experiência do docente é suficiente, o professor vive um constante processo de aprendizagem e ensino.

INTRODUÇÃO:

Esse é um tópico essencial no processo de ensino pois detalha de maneira objetiva oque será lecionado e o que será exposto para o aluno, esta detalhado de forma clara a série, matéria e objetivo a ser alcançado mediante o assunto abordado, sabendo a impotência da alfabetização na área da matemática nessa faze inicial da aprendizagem, respeitando o direito de cada turma será promovido o ensino dentro da sequência didática.

Nessa sequência didática promovemos atividades sequências em que os alunos se apropriem, identifiquem, compreendam e reflitam sobre a qualidade do que se é proposto, porcentagem, divisão, soma entre outros assuntos abordados como os da matéria de história e português. Abordagem sobre os indígenas, acentuação e pontuação.

DESENVOLVIMENTO:

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Fração

Ano de ensino: 5º ano

Tema: Em partes iguais.

Objetivo: utilização da fração.

Recursos: caderno, lapes, borracha, régua circular.

Motivação: conversa com a turma sobre oque significa para eles fração.

Tempo estimado para aula: 4horas

Desenvolvimento: No 5º ano, há 24 alunos que gostam de esportes. Os esportes preferidos dão: futebol, basquete e vôlei. Considerando que o total de alunos representa o todo, calcule quantos alunos gostam de cada um dos esportes.

a)? (metade) dos alunos gostam de futebol:

b)? 1/3 (um terço) dos alunos gostam de basquete:

c)? 1/6 (um sexto) dos alunos gostam de vólei:

Avaliação: 

1) Responda as seguintes questões:

2) Marcos comprou uma bicicleta que custa 360 reais. Deu de entrada a quantia correspondente a 1 do preço total. O restante ira pagar em cinco prestações iguais.

a) Quantos areais ele deu de entrada?

b) Qual será o valor de cada prestação?

3) Uma pesquisa feita na escola de Pedro, na cidade de Curitiba, revelou que de 45 crianças 2 gostam de frutas. Quantas crianças gostam de fruta?

4) Em uma confeitaria os bolos são vendidos em fatia. Um bolo de chocolate foi dividido em vinte fatias iguais sendo que cada uma custa 2 reais.

a) Quanto custa o bolo inteiro?

b) E 1/4 do bolo?

c) E 3/5 do bolo?

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Subtração

Ano de Ensino: 5º ano

Tema: As ideias da Subtração

Objetivo: Compreender a Subtração

Recursos: Lápis, caderno, borracha, régua linear

Motivação: Conversar com a turma sobre a subtração. Questionar: o que é? Porque usamos a Subtração? Quais os conhecimentos já definido na turma e o que precisa ser trabalhado nesse âmbito, individualmente. Apresentar o material que será utilizado na aula.

Tempo estimado para aula: 4horas

Desenvolvimento: 

A subtração de dois números naturais resultam em um número natural.

EX: 5-3=2

Quando vamos efetuar uma subtração é necessário que sigamos a ordem dos números, pois essa mudança acarreta um resultado diferente. Para verificar se os resultados das subtrações, tiramos a prova real pegando o resultado e somando ao número menor da operação ou pegando o número maior da operação e subtrair o resultado.

EX: 13-10=3

Avaliação:

Realize as subtrações abaixo:

a) 8793-7214= ?                                  b) 5232-1635= ?

c) 3728-1403= ?                                d) 4500-930= ?

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Adição

Ano de ensino: 5º ANO

Tema: Hora de somar

Objetivo: Compreender e aplicar a adição de diferente maneira, Nas situações-problema.

Recursos: Lapes, caderno e folhas para anotações

Motivação: Conversar com a turma e indagar

Tempo Estimado Para Aula: 4Horas

Desenvolvimento: Organizar a turma em quatro grupos e disponibilizar alguns problemas para cada grupo resolver, diferente gral de dificuldade. No momento da discussão, intervir passando pelos grupos para auxiliar e observar as fórmulas e cálculos que estão sendo feito, e as estratégias utilizadas para chegar a uma resposta correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com