TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo seminário de práticas educativas

Por:   •  27/2/2017  •  Dissertação  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

                     

Relatório do 2º Seminário de Práticas Educativas

O 2º Seminário de Práticas Educativas foi realizado no polo Cederj Resende no dia 9 de abril de 2016, a tutora responsável foi Aline que ao se apresentar nos relatou sua experiência profissional. Iniciamos as atividades do seminário em uma sala do polo com um exercício de integração e apresentação, formou-se um grande círculo com todos sentados, a sala ficou até pequena, no qual cada um deveria apresentar-se falando seu nome, idade, cor predileta, um dia feliz e outro triste, o que mais e menos gosta, uma qualidade e um defeito, um sonho, uma mensagem para o grupo. Foi um momento muito prazeroso, porém demorado, mas isso não impediu que os participantes ficassem atentos ao ouvir os colegas, percebi que algumas pessoas se emocionaram durante a atividade e todos respeitaram, tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre o outro.

Ao término do exercício de apresentação fomos para uma área maior devido à quantidade de participantes e novamente nos colocamos numa grande roda, sentados no chão. Nesta atividade foi escolhida uma colega que observou os participantes, após a observação, ela ausentou-se do lugar por alguns instantes e a tutora fez algumas modificações nos próprios participantes. Ao retornar ao local a colega deveria perceber e identificar as mudanças feitas, ela conseguiu acertar algumas, mas não percebeu outras. Enquanto isso eu pensava se conseguiria perceber as modificações, porque, muitas vezes, olhamos as coisas, as pessoas e não nos atentamos aos detalhes, é um exercício para desenvolver nossa percepção do mundo.

A próxima atividade foi surpreendente e tive receio em não concluí-la com êxito. Andamos pelo local com olhos fechados de forma aleatória ao sinal da tutora deveríamos parar e tocar o rosto de alguém próximo, depois de algum tempo voltamos a andar e, novamente, ao sinal da tutora achar o colega que tocamos inicialmente, ainda com os olhos fechados. Antes de encontrar a pessoa que toquei o rosto a primeira vez, toquei o rosto de outras pessoas e também fui tocada e foi dando uma angústia, um medo de não achar a parceira, mas ao final consegui, foi um alívio. Percebi esta tensão, também, em outras pessoas. Este exercício foi bem interessante, principalmente ao ver que todos encontraram seu par.

Prosseguimos para um exercício que exigiu muito de nosso físico, pois utilizamos muito movimento. Foi uma atividade cansativa fisicamente, mas que precisou muito da nossa concentração. A atividade foi “Siga o mestre”, numa grande fila o primeiro integrante inventaria e executaria um movimento que poderia ser no plano alto, médio ou baixo e os demais o imitariam. Depois que todos fizessem o movimento do primeiro da fila, este iria para o fim da fila e o próximo faria outro movimento e os demais imitariam e assim sucessivamente até que todos assumissem o papel de mestre.

O exercício seguinte foi simples, mas também exigiu concentração e controle. O grupo foi dividido em duas filas, uma de frente pra outra. Primeiro uma fila fazia caretas ou expressões engraçadas para desconcentrar o colega da outra fila que deveria manter-se sério, e depois se invertiam os papéis. Esta atividade gerou muitas gargalhadas e nos fez pensar na importância da concentração que deve ser trabalhada em alunos e professores.

Na etapa seguinte do seminário a tutora propôs várias situações que andando pelo local fôssemos imitando, como andar com um cachorrinho, como uma madame, chorando, como idoso, ir à padaria, fazer um lanche, encontrar um colega. Tivemos que usar nossa imaginação e nosso corpo para simular as diversas situações, o gestual foi muito utilizado nesta atividade, através do corpo podemos nos expressar amplamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com