TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semeando Valores

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Semeando Valores

Há milhares de anos surgiram os primeiros seres humanos que conviviam em sociedade com suas famílias, não era de uma forma organizada, mas estavam juntos com um objetivo em comum, como a caça e pesca, por exemplo, um tipo de parceria entre as famílias. De acordo com relatos acredita-se que desde os primórdios da existência humana houve essa relação entre eles. Dessa forma a educação não tida como forma didatica e sim como forma de sobrevivencia, se aprendia par viver. Hoje passando por várias fases da evolução encontramos a educação escolar atrelada à familiar, uma influência a outra não importando o ambiente em que o aluno esteja (casa ou escola) A que ponto essa “parceria” é eficaz na formação do caráter do educando a ponto de formar sua reflexão em relação ao comportamento?
A escola é a responsável pela nossa formação pedagógica, ela nos instrui para um futuro produtivo, é um dos espaços de educação das pessoas, entendendo como educação a aquisição de saberes importantes para vida. Aprendemos em Filosofia por exemplo, a refletir por diversos angulos a origem do ser humano. Em História podemos ver a trajetória do homem e, com isso, compreendemos um pouco mais do que é ou foi o ser humano desde que surgiu na Terra. Cada matéria tem o propósito de nos colocar a frente da humanidade sabendo sua história, seu enredo, sua magnítude, de uma forma mais formal, didática.
A família desempenha também um importante papel na educação, são trazidos de casa para a escola os seus valores e a participação dos pais na vida escolar dos filhos gerando benefícios tanto para a escola quanto, para os alunos e os pais, pois eles se conhecem mutuamente, o aluno se sente importante e seguro no ambiente em que vive, e é mais fácil a escola promover uma análise/reflexão do aluno sobre seu comportamento (auto-análise) se nós nos “conhecermos a nós mesmos” é quase que natural a construção do caráter (o certo e o errado) com valores culturais e criados os valores morais.
Podemos afirmar que a escola e o segundo ambiente onde o aluno vai aprender com seus educadores a desenvolver suas habilidades. A relação professor-aluno deve ser de respeito mutuo, levando aos educadores a entender que cada aluno tem sua personalidade, sua história, dua bagagem cultural. E aos alunos considerar o professor sua fonte de conhecimento intelectual para construir uma longa aprendizagem pela vida. Partindo desse ponto podemos falar da importancia dos pais na vida escolar de seus filhos. Para que toda relaçao dentro ou fora da escola seja harmonica e proveitosa ,é necessário que os pais estejam por dentro do que seus filhos produzem e se relacionam na escola. Dialogos dentro de casa são essenciais para que o aluno chegue a escola pronto para qualquer adaptção que venha a passar.
Ao agir em conjunto, escola e família, formaremos alunos mais consciêntes e altruistas. Dessa forma o aluno encontrá base dentro e fora da escola, para formar sua opinião, se tornar cidadão e estar pronto para o mundo a fora que o espera. No trecho do texto de Walter Praxades," A diversidadde humana na escola: reconhecimento, multiculturalismo e tolerância", fica claro que essa integração é extramemente imporante: "A escola como esfera pública democrática pode possibilitar a capacitação de pais, alunos e educadores para a participação na busca de soluções para os problemas da escola, do bairro, da cidade, do Estado, do País e da vida da espécie humana no Planeta". A escola deve prover os indíviduos não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento para que se forme um individo que tenha pré-disposição em mudar o ambiente onde vive.‏

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com