TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Docente 3 a 5 anos

Por:   •  13/9/2019  •  Seminário  •  3.761 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

Estágio Supervisionado I (3 a 5 anos)

 

TAIANA FERREIRA LOPES ANTUNES-  RA540882018

RELATÓRIO ACADÊMICO

                             

...............................................................................................................................

         Januária  

                                     2019   

ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

TAIANA FERREIRA LOPES ANTUNES  – RA 540882018

RELATÓRIO ACADÊMICO

Relatório acadêmico produzido a partir das atividades desenvolvidas no Estágio

Supervisionado I (3 a 5 anos) Profª supervisora: Rosana P. Quitério de Carvalho

Januária

2019


                                        Sumário

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................3

  1. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO................................5

     2.1 Caracterização do campo de estágio..................................................5

  1. DESENVOLVIMENTO.........................................................................7

3.1Síntese das atividades desenvolvidas.................................................7

3.2 Planos de Aula....................................................................................8

4. CONCLUSÃO.......................................................................................16

5.REFERÊNCIAS.....................................................................................17

6.ANEXOS................................................................................................18


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um relatório de Estágio Supervisionado I (3 a 5 anos) do curso de Pedagogia, tendo como objetivo uma maior compreensão dos aspectos teóricos e metodológicos da prática escolar no exercício da docência. O projeto relatar as observações relacionadas ao estágio na Educação Infantil, realizado na rede municipal Pré Escolar Municipal Criança Esperança, situada na rua Martinha Pereira nº122 centro Pedras de Maria da Cruz-MG, no período de 27/05/2019 a 19/06/2019, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica buscando firmá-lo de forma significativa.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

        Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Seguindo discussões realizadas de forma teórica, o estágio supervisionado é um momento muito importante na vida dos discentes, pois é nessa fase que encontramos a possibilidade de colocar em prática os fundamentos teóricos que são ensinados na faculdade, correlacionando-os ao cotidiano escolar. Portanto, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, observando, registrando e coletando informações que irão auxiliá-lo a diagnosticar o problema central que será trabalhado no seu projeto de intervenção.

O Estágio na instituição escolar é mais do que uma experiência prática na vida do aluno, é uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberes trabalhados durante seu curso. A finalidade do Estágio é propiciar a complementação do ensino/aprendizagem a ser planejado, executado, acompanhados e avaliado segundo currículos, programas, calendários escolares, a fim de se constituírem em um processo integrador, ou seja, prático, científico e sociocultural.

Dessa forma o estágio, possibilita ampliar e aprofundar a integração entre os conhecimentos técnicos e as práticas, bem como desenvolver análises crítico-reflexivas sobre a atuação profissional do professor.

Segundo Pimenta e Gonçalves (apud PIMENTA e LIMA; 2005/2006, p.13), “a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação á realidade na qual atuará”. Pois através do estágio tendo como base a teórica é possível perceber que o cuidar e o educar são indissociáveis para o desenvolvimento da criança e para a atuação a do educador.

A prática é de grande importância para que  possamos ter conciência da realidade da escola  como um todo , englobando todos que ali trabalham e estudam. Quando observamos adquirimos experiências, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesma de nossa própria prática. Este trabalho visa fortalecer a relação teória e a prática baseada nos principios metodológicos de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos , na vida acadêmica ,profissional e pessoal.

O estágio é um dos momentos mais impôrtantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas especificas e do diálogo com profissionais mais experiêntes.Estar na vivência profissional, na prática escolar, colocar a parte teórica em ação é parte fundamental e de grande desafio para o aprofundamento nesta etapa de formação.Buscar esta constante observação sobre tudo que vivencia nesta fase como um desafio que trará o engrandecer de experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (724.2 Kb)   docx (803.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com