TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário de Paidéia

Por:   •  18/9/2016  •  Seminário  •  5.042 Palavras (21 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 21

AVALIAÇÃO DO I CRÉDITO

OBJETIVO: Realizar uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a elaboração do seminário temático: “A formação do homem grego e suas implicações na sociedade contemporânea”. O seminário visa refletir sobre as seguintes questões: O que é a Paideia? Qual o sentido da formação do homem grego na antiguidade? Qual o legado da tradição grega antiga para a formação do homem ocidental na contemporaneidade? O que distingue a formação do homem grego da educação do homem contemporâneo? Qual a posição social da mulher na Paideia grega? O que é o homem e o que ele pode vir a se tronar?

A pesquisa bibliográfica consiste na identificação de conceitos, temas e problemas fundamentais de cada subtítulo da obra pesquisada, organizados na forma de resumo e com indicação da fonte: (autor, ano, página). Veja abaixo a ordem do trabalho:

A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

  1. Introdução
  2. Lugar dos gregos na história da educação humana
  3. Nobreza e Areté
  4. Cultura e educação da nobreza homérica
  5. Homero educador
  6. Hesíodo e a vida rural
  7. Educação estatal em Esparta
  8. O que é o homem

  1. CONCLUSÃO

Escrever um texto entre uma e duas páginas, expressando sua reflexão pessoal sobre as questões propostas para o seminário.

  1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Editora Herder, s/d. (pag. 4 – 119).

MONDIN, Batista. O homem, quem ele é?: elementos de antropologia filosófica. Tradução de R. Leal Ferreira e M. A. S., Ferrari. São Paulo: Edições Paulina, 19080, p. 192-208).

DURANT, Will. História da filosofia. Editora Nova Cultural, São Paulo, 2000.

Procedimentos de apresentação do trabalho: Trabalho individual com apresentação de até 15 minutos com leitura e explicação oral do texto de conclusão, conforme lista de presença. 2) Seguir as normas do trabalho acadêmico: apresentação em fonte 12, espaço simples para o resumo e 1,5 entre linhas para a conclusão. 3) letra times New roman ou arial. 4) Margem: superior 3 cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2 cm. Data: 26 de agosto (matutino) 27 (noturno). Entregar uma cópia da conclusão o professor acompanhar a leitura. Bom trabalho!

A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA[1]

Dony Everson Souza Oliveira[2]

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre A formação do homem grego e suas implicações na sociedade contemporânea, apresentando aspectos relevantes ao tema em sete sub tópicos abordando entre outros assuntos o lugar dos gregos na história da educação humana, Cultura e educação da nobreza homérica, e finalmente o que é o homem.      

Este trabalho visa refletir sobre as seguintes questões: O que é a Paideia? Qual o sentido da formação do homem grego na antiguidade? Qual o legado da tradição grega antiga para a formação do homem ocidental na contemporaneidade? O que distingue a formação do homem grego da educação do homem contemporâneo? Qual a posição social da mulher na Paideia grega? O que é o homem e o que ele pode vir a se tronar?

A metodologia aplicada foi o fichamento de citações, acompanhada com uma conclusão onde pretendo expressar minha reflexão pessoal sobre as questões propostas para o seminário.

2Lugar dos gregos na história da educação humana

2.1 Educação

“Todo povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente-se naturalmente inclinado à prática da educação. Ela é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade física e espiritual. “ (p.4)

“Uma educação consciente pode até mudar a natureza física do Homem e suas qualidades, elevando-lhe a capacidade a um nível superior. ” (p.4)

“Toda educação é assim o resultado da consciência viva de uma norma que rege uma comunidade humana, quer se trate da família, de uma classe ou de uma profissão, quer se trate de um agregado mais vasto, como um grupo étnico ou um Estado. ” (p.4)

“Toda educação é assim o resultado da consciência viva de uma norma que rege uma comunidade humana, quer se trate da família, de uma classe ou de uma profissão, quer se trate de um agregado mais vasto, como um grupo étnico ou um Estado. ” (p.4)

“Não é possível descrever em poucas palavras a posição revolucionadora e solitária da Grécia na história da educação humana. (...) essa história vivida já teria desaparecido há longo tempo se o homem grego a não tivesse criado na sua forma perene. (...) A ideia de educação representava para o homem o sentido de todo o esforço humano. (...) O conhecimento próprio, a inteligência clara do Grego, encontrava-se no topo do seu desenvolvimento. ” (p.7)

“Não podemos traçar o processo de formação dos Gregos daquele tempo senão a partir do ideal de Homem que forjaram. ” (p.19)

2.2 Cultura

“(...), A história daquilo a que podemos com plena consciência chamar cultura só começa com os Gregos. ” (p.5)

 “Entendemos assim por cultura a totalidade das manifestações e formas de vida que caracterizam um povo” (p.7-8)

“Mas o que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado, derradeira metamorfose do conceito grego originário. A Paidéia não é, para os Gregos, um "aspecto exterior da vida", (...) incompreensível, fluido e anárquico. ” (p.8)

“ A importância universal dos gregos como educadores deriva da sua nova concepção de lugar do indivíduo na sociedade” (p. 9)

“(...), eles já consideravam as coisas do mundo numa perspectiva tal que nenhuma delas lhes aparecia como parte isolada do resto, mas sempre como um todo or­denado em conexão viva, na e pela qual tudo ganhava posição e sentido. Chamamos orgânica a esta concepção, porque nela todas as partes são consideradas membros de um todo. ” (p.11)

“As formas literárias dos Gregos surgem organicamente, (...) na oratória, a sua aptidão para dar forma a um plano complexo e lucidamente articulado deriva simplesmente do sentido espontâneo e amadurecido das leis que governam o sentimento, o pensamento e a linguagem, o qual conduz finalmente à criação abstrata e técnica da lógica, da gramática, da retórica. (...), a filosofia. Nela se manifesta da maneira mais evidente a força que se encontra na raiz do pensamento e da arte grega, a percepção clara da ordem permanente que está no fundo de todos os acontecimentos e mudanças da natureza e da vida humanas. ” (p.11-12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com