TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário de Práticas Educativas

Por:   •  14/3/2019  •  Seminário  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Curso Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: 3º Seminário de Práticas Educativas – 2014.2

Coordenadora: Cristina Maria Rocha Clemente

Tutora Presencial: Lucilene Pereira

Tutora a Distância: Andreia Cardoso Coelho

Aluno: Alessandra Palmeira Dias

Matrícula: 13112080061

Pólo: Resende

I -Atualmente com base em pesquisas de diversos estudiosos revela que o ensino de matemática para os anos iniciais deve ser de forma concreta e lúdica, pois tem apresentado resultados satisfatórios e significativos.

Neste sentido, os materiais manipuláveis se tornam um forte aliado ao ensino de matemática, por que além de serem atrativos, eles desenvolvem o raciocínio lógico matemático, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Isso demonstra que para o ensino de matemática nos anos iniciais, se torna primordial o uso dos materiais manipuláveis, ou seja, para a iniciação do conceito matemático e geométrico deve-se iniciar pelo manuseio e exploração desses materiais.

Esses materiais devem ser trabalhados como forma de investigação e exploração para percepção de uma ampla possibilidade de resoluções e também que os alunos percebam e compreendam suas características, semelhanças, diferenças, formas, propriedades,funções, regularidades, irregularidades, relações existentes dentre outros aspectos.

Outra forma de se trabalhar estes materiais e que tem grande relevância é o jogo, por que estimula o racícinio do aluno por meio de situações desafiadoras, a capacidade de criação e desperta a criatividade do aluno, ou seja, desenvolve o sistema cognitivo do aluno proporcionando um melhor aprendizado ao ensino de matemática.

Além disso, causa no aluno um grande prazer e propicia uma relação dialógica e coletiva entre os alunos, que conforme Paulo Freire e Vigotsky, é um fator motivador para um apredizado significativo, isto é, para construção de conhecimentos.

Ou melhor, nas situações em que indutam o diálogo, a reflexão, a troca, compartilhando experiências, os alunos absorvem conhecimentos e saberes significativamente proporcionando aos mesmos um aprendizado matemático eficaz e que futuramente favorecerá o aprendizado da abstração e a situações matemáticas mais complexas.

No entanto, para aplicação desses materiais em sala de aula deve- se observar o grau de conhecimento do aluno, ou seja, deve ser adequado a turma e idade do alunos.

Para os alunos de nível inicial devem ser introduzidos os materiais menos complexos, por ex: os multibases de adição e subtração, enquanto, para alunos com nível mais avançado devem ser mais complexos por ex: multiplicação, divisão, fração e os conceitos geométricos.

Portanto, esses materiais transformam o ensino de matématica numa forma divertida e prazerosa e desmestifica aquele conceito de difícil produzindo no aluno motivação e determinação para os conceitos matemáticos.

II - PLANO DE AULA

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DURAÇÃO 3 AULAS

OBJETIVOS

Explorar as características físicas das peças

Compor e decompor figuras usando o Tangran

Despertar a criatividade

Desenvolver o raciocínio lógico para resolução de problemas

Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas

Iniciar o estudo de áreas de forma lúdica

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Atividade 1 - Explorando o Tangran e Criando Figuras

No primeiro momento, será apresentado o Tangran, perguntando se as crianças o conhecem e sabem sua origem. Depois será contada a história do Tangran, mostrando as peças que compõe, suas características e semelhanças.

Após este primeiro momento, será dado o Tangran para que cada aluno o manipule e explore, solicitando que cada aluno crie uma figura livremente com as peças manuseadas.

Atividade 2 – Compondo e Decompondo o Tangran

Neste segundo o momento, será formado um grupo com 4 alunos e será solicitado a cada grupo compor seu próprio Tangran.

A príncipio será explicado pelo professor como é feito o Tangran no quadro (um molde). Logo após cada grupo criará seu Tangran com o material fornecido pelo professor (cartolina, tesoura, lápis e lápis de cor). Durante a elaboração do Tangran o professor ficará mediando se o grupo está fazendo corretamente.

Atividade 3 – Criando uma figura a partir de um tema

Neste terceiro momento, será elaborado um jogo. Neste jogo serão sorteados figuras(casa, animal, barco e pessoa) para que cada grupo crie a figura sorteada, ou seja, cada grupo montará a figura que sortearam. E terá seguinte regra, vencerá o jogo o grupo quem terminar a figura primeiro.

Obs: O mesmo grupo criado anteriormente

Atividade 4 – Iniciação a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com