TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre Pedagogia

Seminário: Seminário sobre Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

Item 2, 3 e 4 até o final

Ler, discutir e elaborar um resumo de cada tópico

Incluir um parágrafo com comentário do grupo:

2 - Os objetivos da escola e as práticas de organização e de gestão

A escola é uma instituição social e tem por objetivo desenvolver potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, e se o objetivo da escola é que os alunos aprendam a gestão escolar deve favorecer este objetivo.

Através dos conhecimentos, das habilidades, dos procedimentos, das atitudes e dos valores podemos tornar cidadãos participativos na sociedade.

A organização e a gestão são os meios para atingir esta finalidade. Sendo a escola a instituição que propicia melhores resultados de aprendizagem.

3 – Funcionar bem para melhorar a aprendizagem

O que a sociedade como um todo espera de uma instituição escolar é que ela proporcione aos seus alunos bem estar para que se sintam motivados para estar nas aulas e desenvolver todas as atividades propostas com afinco.

Para tanto, as escolas precisam ser mais organizadas e melhores administradas para que com isso melhore a qualidade de aprendizagem escolar dos alunos.

Outro fato importante é a autonomia escolar, implicando uma gestão descentralizada em que a escola executa um planejamento compatível com as realidades locais, aplica processos de tomada de decisões sobre problemas específicos, introduz mudanças nos currículos e nas práticas de avaliação, decide sobre utilização e controle de recursos financeiros.

Contudo, nada destas medidas são eficazes sem a participação dos professores e os processos democráticos somente tem sentido se estiverem diretamente associado a melhoria das metodologias do ensino e aprendizagem.

Enfim, para se obter uma melhor educação em toda a sociedade acreditamos que a organização, tanto estrutural, quanto de conhecimento intelectual são essenciais para lograr êxito no aprendizado.

4 – A organização da escola: os meios em função dos objetivos

A organização e a gestão da escola, ao mesmo tempo em que se põem a serviço dos objetivos educacionais e das práticas formativas dos alunos, são meios imprescindíveis para atingir esses objetivos.

A definição dos objetivos educacionais decorre de demandas e de exigências econômicas, políticas, sociais e culturais que a sociedade apresenta às escolas do desenvolvimento da pesquisa cientifica em questões educacionais e do ensino, das necessidades sociais e pessoais dos alunos relativas a conhecimentos, práticas culturais, mercado de trabalho, exercício da cidadania entre outros.

Embora a integração e a articulação entre meios e objetivos sejam de responsabilidade de toda a equipe escolar caba a direção e a coordenação pedagógica a maior responsabilidade.

5 – A escola, lugar de aprendizagem da profissão. A comunidade democrática de aprendizagem

A escola é o local do trabalho docente, e a organização escolar é espaço de aprendizagem da profissão, no qual o professor põe em prática suas convicções, seu conhecimento da realidade, suas competências pessoais e profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com