TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  3.741 Visualizações

Página 1 de 3

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Divânia Clemente de Sousa

RGM: 22479937

Curso:  Pedagogia                                                    Semestre: 6º

Tipo de Linguagem:         Linguagens de Rua

Trabalho analisado ( link ou nome da obra):

Tutor (a): Ana Carolina

Título da sua atividade/unidade

Introdução (um ou dois parágrafos de, pelo menos, cinco linhas).

Surgiu no início dos anos 70, nos Estados Unidos, quando os primeiros muros e vagões de trens foram grafitados no bairro do Harlem, em Nova Iorque. Arte urbana, arte de rua ou arte de rua é um movimento de arte cultural que acontece nas ruas das cidades, criando uma fusão entre arte, discurso, cotidiano social e paisagem urbana. Sua expressão é baseada na liberdade artística, pois não requer tempo, espaço, aprovação ou decoração.

 

Desenvolvimento (pelo menos dois parágrafos de cinco linhas, cada). Discorra sobre a sua análise. Explorando as suas percepções.

A superfície ou suporte das obras podem ser muros, viadutos, prédios, hidrantes, lixões ou ruínas. Ao contrário da arte que você vê em museus e galerias, a arte de rua enfrentou – e ainda enfrenta – muitas barreiras para ganhar respeito na sociedade. É uma forma de protesto nascida à margem, produto da cultura underground e juvenil, nascida da necessidade de expressar o reprimido e menos na cidade através de uma linguagem poética, efêmera, subversiva e democrática. 

Associar a arte de rua ao grafite é quase instantâneo, mas diferentes linguagens fazem parte dessa cultura. Existem:

 Graffiti: Ilustrações em paredes, fachadas de edifícios, túneis, viadutos ou ruas. Além dos sprays tradicionais, os artistas podem usar tintas, rolos, estênceis e pincéis. Há vários anos, a criação de obras 3D vem crescendo globalmente, o que é considerado uma inovação no campo do graffiti.

 Predefinição: Esta prática é antiga e é observada desde as pinturas rupestres. Como técnica, a impressão em estêncil começou na China no século II e foi usada na produção têxtil no século VII. É uma máscara de papel, plástico ou metal com desenho recortado em uma matriz negativa que pode ser reutilizada muitas vezes.

Lambe-lambe: Esses pôsteres vêm com mensagens rápidas entregues por meio de desenhos, texto ou ambos. É feitos artesanalmente ou impresso em papel comum com cola diluída aplicada nas paredes e colunas. A aplicação repetida do cartaz na grande superfície cria um efeito visual único e, claro, amplifica a mensagem.

Instalação ou Intervenção: Esta é uma exposição por tempo limitado, geralmente realizada como um evento de marketing. Foi o caso da Cow Parade, o maior evento de arte ao ar livre do mundo, que selecionou artistas para dar personalidade a esculturas de touro em tamanho real feitas de fibra de vidro. Essas obras estão espalhadas pela cidade, transformando espaços públicos em exposições, que são leiloadas e seus recursos doados para instituições de caridade. Música, teatro, dança, circo, estátuas vivas e poesia também são expressões da arte urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (146.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com