TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  3/6/2023  •  Seminário  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): MARIA LUÍZA MACÁRIO CARNEIRO

RGM: 33297410

Curso: PEDAGOGIA                                                       Semestre:

Tipo de Linguagem:

Trabalho analisado ( link ou nome da obra):

Tutor (a):

Título da sua atividade/unidade

Introdução (um ou dois parágrafos de, pelo menos, cinco linhas).

Surgiu no início da década de 1970 nos Estados Unidos, quando foram pintadas as primeiras paredes e vagões de trem no bairro do Harlem, em Nova York. A arte urbana, arte de rua ou arte de rua é um movimento artístico cultural que acontece nas ruas das cidades e cria uma fusão entre a arte, o discurso, o cotidiano social e a paisagem urbana. A sua expressão assenta na liberdade artística porque não requer tempo, espaço, aprovação ou decoração.

 

Desenvolvimento (pelo menos dois parágrafos de cinco linhas, cada). Discorra sobre a sua análise. Explorando as suas percepções.

A superfície ou suporte da obra podem ser muros, viadutos, edificações, hidrantes, aterros ou ruínas. Ao contrário da arte que você vê em museus e galerias, a arte de rua enfrentou - e ainda enfrenta - muitos obstáculos para ganhar respeito na sociedade. É uma forma de protesto nascida nas periferias, produto da cultura underground e juvenil, nascida da necessidade de expressar os reprimidos e menos na cidade por meio de uma linguagem poética, efêmera, subversiva e democrática.

A ligação entre a street art e o graffiti é quase imediata, mas diferentes linguagens fazem parte desta cultura. Há:

 Graffiti: Ilustrações em paredes, fachadas de edifícios, túneis, viadutos ou ruas. Além dos sprays tradicionais, os artistas podem usar tinta, rolos, estênceis e pincéis. Há vários anos, a criação de obras em 3D vem crescendo globalmente, o que é considerado um avanço no campo do graffiti.

 Estêncil: Essa prática é antiga e observada desde as pinturas rupestres. Como técnica, a impressão em estêncil começou na China no século II e foi usada na produção têxtil no século VII. É uma máscara de papel, plástico ou metal com desenho recortado em matriz negativa que pode ser reutilizada inúmeras vezes.

Lick-lick: Esses pôsteres contêm mensagens rápidas transmitidas por meio de desenhos, texto ou ambos. É feito à mão ou impresso em papel comum com cola diluída aplicada nas paredes e pilares. A aplicação repetida do pôster em uma grande superfície cria um efeito visual único e, claro, aprimora a mensagem.

Instalação ou intervenção: Esta é uma exposição de tempo limitado, geralmente realizada como um evento de marketing. Foi o caso da Cow Parade, maior evento de arte ao ar livre do mundo, que selecionou artistas para dar personalidade a esculturas de touro em tamanho real em fibra de vidro. Essas obras estão espalhadas pela cidade, transformando espaços públicos em exposições que são leiloadas e revertidas para instituições de caridade. A música, o teatro, a dança, o circo, as esculturas vivas e a poesia são também manifestações da arte urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (146.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com