TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  15/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Tiarles Lima Neto

RGM: 25611500

Curso: Pedagogia                                                   Semestre: 5°

Tipo de Linguagem: Teatro no ambiente escola

Trabalho analisado: O teatro ensina a viver / Nova escola

Tutor (a): Daniela

Título da sua atividade/ Teatro no ambiente escola 

Unidade: I

 

Introdução 

         Todas as linguagens tem sua importância, assim como o teatro dentro do ambiente escolar pode proporcionar um melhor desenvolvimento na aprendizagem. A partir disso temos uma necessidade em obter-se um maior conhecimento dando a importância devida à ludicidade como um importante instrumento no processo de alfabetização e da utilização do teatro na alfabetização. Contudo estudos aponta que os jogos teatrais com objetivos didáticos são um grande aliado para o desenvolvimento, afetivo, cognitivo e psicossocial da criança. Dentro do ambiente escolar o teatro deve ser usado com o intuito de desenvolver as potencialidades dos educandos e as preparando para a vida participando de práticas educativas da qual faz parte.

Desenvolvimento 

          É do conhecimento de todos docentes que as crianças e os adolescente vivem em constante desenvolvimento e o teatro tem função cultural importante para eles como uma forma de aprimorar a criatividade, habilidades, por isso que temos estudos e teorias que apontam o uso do teatro no ambiente escola. Podemos nos fazer a seguinte pergunta. A desenvolvimento de uma criança sem usar a arte do teatro? A resposta com toda certeza e não. Dizer que a criança não se desenvolve plenamente sem fazer arte do teatro, de uma forma ou de outra a criança representa com o teatro muitas de suas aventuras e assim desenvolve seus conhecimentos e suas habilidades. Por tanto “a arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão” (PCN, 1993, p. 83). A vivencia da arte está presente nas atividades desde uma visita ao museu, escutar concertos musicais e nas atividades artísticas com dança, teatro e pinturas. Tudo acontecera de formas o que podemos entender e chamar de experiências artísticas e cultural.

Arte é forma uma das formas de conhecimento, entre tanto envolve a história, a comunidade, sociedade, e a vida. Não está apenas ligada a ideia de prazer estético, contemplação passiva, mas ao contrário, é dinâmica e representa trabalho já que possui forças materiais e produtivas que impulsionam as relações históricas e sociais e levam o homem à compreensão de si mesmo e da sociedade. (CAVASSIN, 2008. p 49)

          Para uma criancinha, ao iniciar sua escolaridade, é uma idade de vivenciar o companheirismo no processo de socialização, e estabelecer amizades. Presenciar atividades lúdicas. No sistema de formação de uma criança o teatro cumpre não apenas a função integradora, portanto fornece a oportunidade para que ela aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos culturais e sociais de seu ambiente de convívio e a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com