TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sessão Coletiva

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Sessão Coletiva

Atividade proposta: Dominó alfabético

Alunos: 1º ao 3º ano

[...] faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação do objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir daí, situe sua interpretação dos fenômenos estudados. (NEVES, 1996, p.1).

A partir da idéia de Neves é necessidade do professor obter dados qualitativos para entender os fenômenos a serem estudados, o olhar sensível faz parte dessa avaliação. Com a sessão coletiva, é possível criar e obter um resultado da pesquisa feita em sala de aula com atividades elaborada com os alunos.

A atividade a ser trabalhada é o Dominó alfabético com alunos do 1º ao 3º ano, em sala de aula, a professora criará grupos de acordo com a necessidade da sala e números dos alunos, a partir daí distribuirá um dominó alfabético para cada grupo. O próximo passo é explicar as regras do jogo para os alunos e pedir que eles comessem a brincar. O objetivo da dinâmica de grupo é que os alunos interajam entre eles brincando e aprendendo. Mediante isso o professor precisa observar o desenvolvimento dos grupos, pois cada aluno tem um nível de aprendizagem e necessita da atenção do professor. Após a atividade o professor com os dados em mãos fará uma avaliação dos fenômenos e observará a necessidade de cada aluno, qual precisa de uma atenção com as atividades de alfabetização, qual já esta num nível mais avançado.

Por fim através dos resultados, o professor com seu olhar sensível, poderá identificar algum desvio em um ou mais alunos e irá elaborar uma sessão individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com