TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome de Down

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

3 CONCLUSÃO................................................................................................05

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................06

5 ENTREVISTAS..............................................................................................07

   ENTREVISTA ESCOLA FENIX....................................................................07

   ENTREVISTA ESCOLA JOSÉ ANTUNES...................................................08

6 CONSIDERAÇÕES DO GRUPO...................................................................10



1 INTRODUÇÃO

        Este portfólio nos levou a ter contato com professores, pais e alunos com deficiência, que nos mostraram o trabalho desenvolvido, seus objetivo, anseios, dúvidas, esperanças e a preocupação com o crescimento humano, nas diversas fases.

        Como futuros educadores, pretendemos ter conhecimentos de uma forma genérica, que nos permitirá ultrapassar as dificuldades pertencentes ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com deficiência ou síndrome de Down.

        No ponto de vista da inclusão nas escolas, todos os alunos com necessidades educativas especiais, independentemente da sua raça, condição econômica, sexo, orientação sexual, idade, capacidades, estilo de aprendizagem, etnia, cultura,  religião, têm o direito a serem educados em ambientes inclusivos.

        Desta forma a educação física escolar tem um papel fundamental em colocar a criança em contato com a sua cultura corporal do movimento, para que ela possa  desenvolver suas habilidades e desenvolver seus valores pessoais e atinjam padrões para a convivência social.

         A Educação Física proporciona ao aluno práticas que desenvolve suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e socioculturais, permitindo que o aluno seja envolvido de uma forma definitiva e igualitária, despertando o seu sentimento de unidade, fazendo a criança deficiente se sentir parte da sociedade contribuindo de forma completa e autônoma, independente da deficiência, sendo ela de natureza genética, física, motora ou intelectual.

2 DESENVOLVIMENTO

         Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece, mas em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal alteração provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome: Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias; comprometimento intelectual e, conseqüentemente, aprendizagem mais lenta.

         A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais da criança com síndrome de Down, o ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares, onde possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagindo com os colegas e professores, o preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome.

        O fato de apresentarem características físicas típicas e algum comprometimento intelectual não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas a essas crianças. Muitos professores de Educação Física e hoje atuantes nas escolas não receberam em sua formação conteúdos e ou assuntos pertinentes a Educação Física Adaptada ou a Inclusão.         Sabemos também que nem todas as escolas estão preparadas para receber o aluno portador de uma deficiência e por vários motivos, entre eles, porque os professores não se sentem preparados para atender as necessidades daqueles alunos e porque os escolares que não têm deficiência, não foram preparados sobre como aceitar ou brincar com os colegas com deficiência. A Educação Física Adaptada "é uma área da Educação Física que tem como objetivo ser, " para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada portador de deficiência, respeitando suas diferenças individuais".


  1. CONCLUSÃO

Depois de todos os experimentos vivenciados por nosso grupo, observamos e concluímos que a Síndrome de Down e as demais deficiências existentes não são mais motivos para uma vida privada aos seus portadores, fato este, motivo de cada vez mais as crianças com Síndrome de Down se encontrarem em regime de integração tem contribuído, e certamente continuará a contribuir, para a ultrapassagem das reações naturais e de não-aceitação da diferença, quando e onde ela exista,e para constatação da semelhança e da igualdade quando e onde ela está presente.

        Em forma de conclusão podemos dizer que a inclusão é possível e que através dela, os indivíduos com Síndrome de Down têm maiores oportunidades de estabelecer significativos laços e de desenvolverem-se físico e cognitivamente, e de serem membros ativos na construção de conhecimentos. Para que isso aconteça de forma efetiva, ela deve abranger todos os âmbitos, isto é, todos nós devemos participar, toda sociedade deve conscientizar da importância e da necessidade do processo inclusivo em todas as dimensões especialmente na educação, através do envolvimento de todas as autoridades e profissionais desta esfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com