TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação da educação fundamental do Brasil

Por:   •  23/11/2015  •  Dissertação  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Verificando-se o evoluir da educação escolar brasileira, é possível percebe-se que os alunos estão sendo aprovados, sem atingir a meta desejada do aprendizado educacional.

O País passa por mudanças que parecem não estar surtindo efeito. Alunos avançam os degraus escolares sem nem mesmo saber ler ou escrever. Parece piada, mas é verdade. Segundo matéria do O Globo, a avaliação feita pelo governo utilizando a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) realizada em 2012, aplicadas em escolas das capitais brasileiras, onde participaram crianças que concluíram o 3º ano do ensino fundamental obteve resultado que apontou que 43,9% não aprenderam o que era esperado em Leitura para o respectivo nível escolar. Na escrita, 46,6% também não atingiram o esperado.

Em 2014 houve uma melhora no desempenho dos alunos que participaram da Prova ABC. Porém, a meta do governo não foi atingida. O Ministério da Educação (MEC) aponta que um a cada cinco estudantes do terceiro ano do ensino fundamental não é alfabetizado. Dados recolhidos da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que objetiva avaliar e identificar o grau de conhecimento do aluno nas disciplinas de português e matemática revelou que 22,21% dos estudantes não conseguem efetuar a leitura simples. Na escrita, 34,46% dos alunos analisados ou um a cada três estudantes não possuem o padrão mínimo. Isso é uma vergonha para um país que se diz rico e desenvolvido.

Sabemos dos esforços de muitos a fim de contornar essa situação. Mas ao que se observa é uma pequena parcela dos detentores do poder impedindo isso. Quais o reais motivos para se querer uma sociedade alienada e a margem das decisões sociais? Os governantes e gestores da educação de todas as esferas federativas do país tem que se mobilizar e rever os conceitos atuais sobre essa temática. O Brasil é rico em intelectualidade e criatividade. Apenas se encontra sem um método e sistema efetivo. Precisa encontrar sua identidade e trabalhar métodos próprios. Condizentes com a realidade do povo brasileiro. Métodos estrangeiros não vivem nossa realidade.

Tem que por em prática o que evolui a criança, para que se torne um magnífico adulto. Pois, são o amanhã melhor que todos sonham. Assim se cria uma nação madura e prospera, investindo na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com