TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre plagio

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Plágio

Plágio é o ato de apropriar-se de uma obra, texto, música etc., que não seja de sua autoria, sem dar créditos ao autor.

Segundo a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1.998, é considerado crime, previsto no código penal, o ato de copiar ou usar algum tipo de obra sem autorização do autor, ou até mesmo conceder não conceder os créditos recebidos a ele.

A Lei 10.695/03 prevê detenção de três meses a um ano de prisão ou multa, e se for provado que o plágio foi feito com a intenção de obter lucro, a reclusão pode ser de dois a quatro anos.

Um método muito usado por alunos em trabalhos escolares e acadêmicos é o famoso “copiar e colar”. Para que isso não ocorra muitas escolas e universidades estão adotando o uso de softwares de detecção de plágio, tentando assim fazer com que os alunos não façam plágio de trabalhos, e aprendam a pesquisar e interpretar as informações encontradas, e ainda assim, colocar as devidas referências.

O plágio pode ser:

- Integral: quando é feita a copia de todo o conteúdo;

- Parcial: quando parte do conteúdo é copiada;

- Conceitual: quando um novo texto é feito baseado nas ideias de outra pessoa, e não se coloca a referência desse autor consultado.

É importante que os professores conscientizem os alunos sobre a ética, seriedade e respeito.

Os alunos devem aprender que ao copiar um trabalho feito por outra pessoa, além de estarem cometendo crime, eles estarão prejudicando a si mesmos, pois normalmente quem copia e cola nem lê o que está copiando, e não aprende nada. Por outro lado, o aluno que faz várias pesquisas e lê, consegue assimilar conhecimento e desenvolve um bom trabalho, e ainda no final faz as devidas referências aos autores que lhe ajudaram a achegar a uma conclusão.

Deve-se sempre interpretar o que está sendo lido ou ouvido, podendo até usar o mesmo como base, mas deve-se criar uma obra própria, respeitando as obras alheias, fazendo citações e referências bibliográficas dos autores consultados.

Como fazer citação de trabalhos

Citação é a “menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte”. (NBR/ABNT 10520:2002).

A citação deve ser feita para que o autor do trabalho dê créditos aos verdadeiros autores das ideias consultadas.

Existem dois sistemas de chamadas (forma como são feitas as citações em um texto), e este sistema deve ser o mesmo do início ao fim:

- Autor-data: que tem o sobrenome do autor, instituição ou até mesmo o título (quando não houver autoria), seguido pelo ano de publicação do texto consultado separado por vírgula; na citação direta coloca-se também a página.

- Numérico: onde a citação é numerada consecutivamente, com algarismos arábicos.

As citações podem aparecer:

- no próprio texto;

- em notas de rodapé, onde são numeradas e podem vir como notas de referência (citações de fontes consultadas), e como notas explicativas (apresentando esclarecimentos e comentários).

Mesmo havendo as citações das fontes consultadas, elas precisam também ser apresentadas nas referências bibliográficas, e estas seguindo as regras de como devem ser apresentadas as referências.

Informações importantes para se fazer uma citação:

- Quando alguma parte do trecho citado for omitida, deve-se usar [...].

           - Explicações ou comentários devem ser colocados entre colchetes [ ].

- Quando alguma palavra receber destaque deve aparecer em negrito ou itálico, e se o destaque for dado pelo autor da obra consultada deve-se usar grifo do autor, e quando o destaque for dado pelo autor do trabalho, deve-se usar grifo nosso.

- Quando o texto citado for traduzido pelo autor do trabalho, deve-se colocar tradução nossa.

- Quando algum erro for cometido na citação usa-se a expressão latina sic “assim mesmo”, entre colchetes logo após o erro, ficando assim: [sic].

- Quando houver autores com o mesmo sobrenome devem-se colocar as iniciais de seus prenomes, ou ainda os prenomes por extenso.

- As citações das fontes devem aparecer (AUTOR, ano, página) quando for no fim da citação, após o texto; ou Autor (ano, página) quando for incluída no texto, no início da citação.

Tipos de citações:

- Citação direta: quando parte do texto do autor é copiada. Ela pode ser:

  • Citação direta curta (até três linhas): deve ser apresentada no próprio texto e com a mesma fonte, devendo aparecer entre aspas duplas, e a fonte de onde foi extraída. Quando já houver pontuação as aspas devem aparecer após o sinal de pontuação. Aspas simples são usadas para fazer citação dentro da citação.
  • Citação direta longa (mais de três linhas): deve aparecer em um novo parágrafo, sem aspas, com um recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento entre linhas: simples, com letra menor do que a usada no texto, também deve conter a fonte da qual foi tirada.

- Citação indireta: quando o texto é escrito de maneira diferente, mas baseado na obra do autor, e com o mesmo sentido. O autor do trabalho deve colocar o autor da ideia, fonte na qual ele se baseou. Ela pode ser:

  • Por paráfrase: quando o autor do trabalho com as suas próprias palavras, expressa a ideia da obra de um autor.
  • Por condensação: quando o autor do trabalho apresenta de forma breve o texto, sem alterar a ideia do autor.

- Citação de citação: quando a fonte consultada foi baseada em outra fonte, a qual não se teve acesso disponível. Neste caso deve-se colocar a fonte que foi citada e a que se teve acesso, usando a expressão latina apud “citado por”. Ex: (AUTOR CITADO, ano apud AUTOR QUE SE TEVE ACESSO, ano, página).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com