TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?

Conforme a sociedade foi se modernizando e se transformando houve a necessidade também de acompanhar todas essas revoluções e descobertas, novas formas de governo, revoluções como a revolução industrial. Foi preciso buscar uma nova forma de entender e acompanhar tudo isso, isto só iria se concretizar através das ciências estudando o comportamento e mudanças que estavam ocorrendo, era necessário estudar e entender para que a sociedade continuasse se transformando e se modernizando cada vez mais.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

Não fomos criados para vivermos sozinhos, o ser humano precisa desenvolver suas capacidades, dons e limites, para viver em sociedade, se comunicar e assim viver em sociedade. A vida em sociedade é uma questão de sobrevivência, viver em grupos desde família, amigos, comunidade e nação.

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

A educação varia de acordo com a cultura de um povo, que pretende manter a civilização visando atender as necessidades do momento, a humanidade só sentiu a necessidade de aprender quando a sociedade lhe impôs isso até então ela agia por instinto natural, a educação tem por finalidade influenciar sobre o caráter do homem mudando sua concepção pela leia, governo ou fato físico.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

Sim ela nos prepara para se adequar as regras que regem a sociedade, porem ainda há um abismo que separa essa função na sociedade.

A sociedade capitalista se caracteriza por ter sua organização, sustentada numa contradição básica aquela que se da entre capital e trabalho, formando assim duas classes sociais, a classe trabalhadora que recebe uma educação diferenciada e a classe burguesa.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

Deve ser considerada no contexto social a necessidade de se explicar a realidade, a exigência de criar espaços para preparar os indivíduos para se adaptarem as novas ordens e continuar se aprofundando os estudos da ciências sociais.

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

Bom no momento atual as necessidades sociais ainda são as básicas, como uma saúde de qualidade, segurança publica, educação, moradia, emprego entre outras.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

A partir do pensamento de cada um destes autores, foi possível observar a diferença de concepção de sociedade, de método e de objeto de estudo, o que vai ter, como consequência, uma diferenciação também na definição da Sociologia. Cada um destes autores, considerados clássicos da Sociologia, nos ajuda a pensar a questão das organizações sociais na atualidade.

  1. Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).

  1. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
  1. Como Weber concebe a relação entre indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?
  1. Dentro do conceito de educação, com qual dos três autores, Marx, Durkheim e Weber você concorda? Justifique sua preferência.
  1. Para Bourdieu, o conceito de habitus é significativo. Defina esse conceito e explique qual a função da escola nesse processo.

UNIDADE 3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Quando surgiu, no Brasil, a Sociologia da Educação? Quais as correntes de pensamento sociológico que influenciaram esse momento? Argumente sobre elas.

  1. Como podemos pensar a educação como fator de diminuição das desigualdades, sociais, tão presentes e agudas em nossa sociedade?
  1. Baseando-se em uma visão sociológica, quais são as causas do fracasso escolar no Brasil? Em sua opinião, qual seria a solução desse problema? Fundamente sua resposta.
  1. Pesquise e argumente sobre a “Teologia da Libertação”, que influenciou Paulo Freire.
  1. Qual é o papel da instituição Estado na educação? As políticas públicas do Estado brasileiro estão corretas em relação às necessidades do país? Justifique.
  1. Conforme Oliveira (2005), qual a importância da “instituição família” na socialização e educação da sociedade? Em sua opinião, qual a crise enfrentada por essa instituição, na atualidade?

        

UNIDADE 4

A EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique o que você entendeu sobre a frase: “Nas sociedades capitalistas periféricas, a educação tem sido um benefício que nem todas as pessoas podem usufruir”.

  1. Em sua opinião, por que a escola brasileira não tem instrumentalizado seus usuários para poder participar ativa e criticamente dos destinos da sociedade? O que poderia ser feito para melhorar essa situação?
  1. Na sociedade capitalista, a formação humana deixa muito a desejar. Qual é a causa disso? Como pode ser resolvido esse problema? Responda, pesquisando e comparando com as características da educação de qualidade nos países capitalistas.
  1. A educação deve, primeiramente, preocupar-se em formar o cidadão. Para que isso se concretize, como deve ser a educação?
  1. Explique a origem do pensamento curricular brasileiro, analisando as implicações da importação de ideias, teorias e modelos pedagógicos.
  1. A Constituição Federal, a LDB e as diretrizes curriculares nacionais e estaduais preveem que a educação seja democrática. Isso acontece, na prática?

UNIDADE 5

TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A sociedade avança, as tecnologias inovam e ficam mais complexas. O que a educação deve fazer para acompanhá-las?

  1. Qual será a função da escola e do professor para esse novo mundo?
  1. Quem deverá elaborar o currículo para a nova escola? Qual conteúdo deve ser escolhido?
  1. Quais seriam os cinco elementos necessários para a preparação do homem para o século XXI? Por quê?
  1. O que a criança deve aprender em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?
  1. Qual é a importância da informática na educação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com