TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  10/6/2015  •  Ensaio  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

EM QUAL CONTEXTO DURKHEIM ESCREVE SUAS IDÉIAS?

Em sua obra A divisão social do trabalho, Durkheim abordou a solidariedade de modo a tentar compreender esta questão da consciência coletiva, de como ela consegue garantir a harmonia dentro da sociedade.  Durkheim defendia a criação destas associações objetivando restaurar a moralidade coletiva, que era uma constante nas sociedades complexas, ele também acreditava que dessa forma era possível corrigir algumas patologias comuns na divisão social do trabalho.

O POSITIVISMO DE COMTE E DURKHEIM TEM POR BASE A RACIONALIDADE. CONTEXTUALIZE

O positivismo surge então, na Europa no início do século 19 como um triunfo do liberalismo europeu, cujo preceito básico era que a natureza humana seria a base da própria lei natural, e do cientificismo que reconhecia uma só natureza material unindo o mundo dos fatos e dos valores.

O QUE É FATO SOCIAL?

Eis portanto uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele. Por conseguinte, eles não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, já que consistem em representações e em ações; nem com Os fenômenos psíquicos, os quais só têm existência na consciência individual e através dela. Esses fatos constituem portanto uma espécie nova, e é a eles que deve ser dada e reservada a qualificação de sociais.

DURKHEIM DEFENDE QUE A CONSCIÊNCIA COLETIVA EXERCE INFLUÊNCIA SOBRE OS INDIVÍDUOS. QUANTO MAIOR A CONSCIÊNCIA COLETIVA, MAIOR COESÃO. ISTO DIFERENCIA AS SOCIEDADES E SEUS AVANÇOS. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.

Não existe uma sociedade sem humanismo, todos temos que ser solidários com os outros, auxiliando, assistindo, amparando em todos os sentidos.

NESSA MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO, PARA DURKHEIM, OS LAÇOS DE SOLIDARIEDADE CATACTERIZAM O QUE DENOMINA SOLIDARIEDADE MECÊNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA. EXPLIQUE.

A solidariedade é a base de uma sociedade, se não somos solidários não fazemos parte de uma sociedade em massa, humanista.

COMO DURKHEIM CHEGA A DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO?

Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida

QUAL A DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO?

 Para Durkheim a educação é uma tradição que é passada de uma geração para outra que também é um fato social, pois em toda a sociedade a educação ajuda na união e na coesão social

QUAL A FUNÇÃO DE EDUCAÇÃO?

Para o pensador, são os adultos que vão encaminhar os jovens, os mesmos não nascem sabendo e cabe aos mais velhos assegurar-lhe sua educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com