TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  13/9/2015  •  Bibliografia  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

1. AUGUSTE COMTE

Ele não apenas inventou o nome sociologia, ele também estipulou a lei dos três estágios. Comte usava originalmente a física social, para diferenciá-la suas teorias dos outros cientistas.

A lei dos três estágios de Comte era:

Estagio Teológico as idéias, pensamentos eram centralizados na vontade divina.

Estagio Metafísico eram tiradas as Idéias como coisas naturais não sobrenaturais.

Estagio Positivo era utilizada aplicação de técnicas cientificas.

Para ele a Sociologia era a ultima ciência a se desenvolver ela seria a mais complexa.

Comte cria um conceito ambicioso que abandonaria a vontade divina para priorizar o método cientifico embora Comte não conseguisse constituir a sociedade em que todos fossem tratados com igualdade no seu meio social, a solução foi regularizar e manter a integridade da sociedade, mesmo havendo novos padrões de desigualdade.

Além disso, Comte foi muito importante para que hoje a sociologia for dada como uma disciplina acadêmica.

2. KARL MARX

Suas idéias iam contra as de Comte e Durkheim. Ele queria explicar as mudanças que estavam acontecendo durante a Revolução Industrial. Para Mark as mudanças a mais importante eram em relação ao desenvolvimento capitalista. Ele identificou dois elementos básicos das empresas capitalistas – 1° o Capital e 2° Mão de Obra assalariada. Marx dizia que os que têm o capital, ou seja, capitalistas – classe dominante – e a massa da população formava a classe de trabalhadores assalariados. Marx acreditava que a relação de classe se caracterizava pelo conflito, os capitalistas precisavam da mão de obra e a população de salários, ou seja, essa relação entra as classes era de exploração. No ponto de vista de Marx os conflitos de classe desenvolvem-se ao decorrer do tempo. Marx teorizou uma revolução dos trabalhadores para derrubar o sistema capitalista e fazer uma sociedade sem divisão entre pobres e ricos, sem deixar que desaparecessem as desigualdades entre os indivíduos, a sociedade não seria dividida entre um a pequena classe de poder e o resto da população trabalhasse.

3. ÉMILE DURKHEIM

Durkheim Baseava se na idéia de Comte, mas pensava que suas idéias eram vagas de mais sem estabelecer a sociologia com base cientifica.

Argumentava que a vida social deveria ser analisada como coisas, assim como os cientistas estudavam mundo natural.

Os principais temas abordados por ele eram: A importância da Sociologia como Ciência Imperícia, a ascensão do individuo e a formação de uma nova ordem social.

Ele preocupava em saber como a sociologia estudava os fatos sociais no individuo através de aspectos da vida social em relação à economia e a influencia religiosa.

Para Durkheim a sociologia se preocupava estudar fatores sociais, ao invés de se preocupar em estudar só o individuo. Ele procurava analisar o individuo na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com