TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da educação

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?

R: A humanidade vive hoje um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes sobre tudo do avanço tecnológico, na produção econômica dos bens naturais, nas relações políticas, da vida social e na construção cultural, essas condições exige uma prática mediadora de sua realidade histórica, espera-se da educação essa mediação dessas práticas, para enfrentar o grande desafio do cenário atual da sociedade.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

R: Viver em sociedade significa estar de certa forma, enquadrado ao sistema social, seguindo as regras e as normas sociais estabelecidas. O processo de socialização é, pois, fator que permite verificarmos a existência de vínculos sociais que consolidamos, mantêm a sociedade harmonicamente constituída e em ordem.

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

R: Este processo de adequação permite que eles sejam capazes de estar integrados á sociedade, de acordo com o próprio desenvolvimento cultural, e assim a sociedade se mantém em ordem. A educação faz nos verificar que sozinhos nada conseguimos, precisamos dos outros – estar adequado a regra coletiva. É função social de a educação evitar a contradição sempre presente.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

R: Sim, pois assume a função social de preparar os indivíduos para se adequar ao sistema, norteando normas e regras sociais de conduto. É função social de a educação evitar contradição sempre presente.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

R: Em sociedade, temos elementos formais e informais de controle social, podemos entender o direito enquanto elemento formal de controle social, a educação por sua vez, pode ser considerado enquanto elemento informal de controle social.

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

R: As normas e regras sociais exercem papel norteador de condutas, permitindo a construção de repertórios específicos que influenciam decisivamente as ações individuais e coletivas.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

R: A contribuição destes autores foi para percebemos um contexto social que caminha juntamente com a educação. Para Marx a educação é um instrumento no contexto da sociedade capitalista, pelo qual os dominantes internalizam os valores e a visão de mundo da classe dominante. Durkhein a educação para ele constitui um processo continuo que permite a ordem e a estabilidade social, uma vez que, pela via educacional determinados valores éticos são passados e internalizados por indivíduos e grupos. Para Weber o individuo em interação constrói a sociedade, os homens vêem o mundo no qual se encontram inseridos a partir dos próprios valores, compartilhados e internalizados pelos indivíduos, ou seja, estes são subjetivos de formas distintas, de acordo com o processo de interação do qual os indivíduos fazem parte.

  1. Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).

R: Para que haja uma transformação revolucionaria justa, seria necessário um apoio popular suficiente pra ganhar o controle das instituições políticas, desse modo estaríamos em condições de mudar a sociedade usando o estado atual, os serviços públicos, para impor leis que limitem o poder da classe empregadora, podendo dessa forma constituir leis que de prioridade a todos da sociedade.

  1. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.

R: Para Durkaeim, a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns, á media da população de uma determinada sociedade, formando um sistema com via própria, que exerce uma força coercitiva sobre seus membros, como o devoto que, ao nascer, já encontra as crenças e práticas religiosas estruturadas e em plena atividade. Se estas práticas já exitem, é porque estão fora dele,  mas mesmo assim, exercem influencia sobre seu comportamento e crenças. E um sistema que existe fora do individuo, mas que o controla pela pressão moral e psicológica, ditando as maneiras como a sociedade espera que se comporte.

Acredito que no Brasil, exista tanta negligencia por falta de políticas publicas organizada, da qual de estruturação adequada aos cidadões inserido nesta sociedade. Pois essa é uma sociedade capitalista onde a minoria detém um capital excessivo, e a minoria não obtém oportunidades, que possam transformar essa sociedade onde todos poderiam ter dignidade de sobrevivência adequada.

  1. Como Weber concebe a relação entre indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?

R: Em Weber, não estamos diante do determinismo pois ele traz para dentro da sociologia  o individuo enquanto construtor do próprio universo social; para Weber, o individuo em interação, trocando sentidos e significados, compartilhando esses mesmos sentidos e significados, constrói a sociedade. Este constitui o primeiro momento na concepção da relação entre individuo e sociedade; somente num segundo momento, teremos a determinação do social sobre o individual, apontada por Weber. O individuo em interação constrói a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (288.9 Kb)   docx (380.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com