TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da educação

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

A INVASÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL NA ESCOLA

De acordo com o artigo de Eliziara Medrano e Lucy Valentim, a educação no Brasil é desigual existe uma diferença entre a educação voltada para a elite e classe média e outra voltada para as classes inferiores, justamente para servir e alimentar os interesses e valores das classes dominantes do sistema capitalista e segundo elas quando há momentos de transformação no nosso sistema escolar, elas tem um único objetivo continuar atendendo aos interesses capitalistas

Um fato que a cada dia se torna mais real  no meio escolar é a invasão da indústria cultural nas escolas sem que nos apercebamos de seus perigos e influências.

O termo indústria cultural passou a ser conhecido em 1947 pelos filósofos THEODOR  ADORNO E MAX HORKHEIMER, quando lançaram a obra DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO.

Segundo eles Indústia Cultural é um sistema político e econômico, que tem por finalidade produzir bens de cultura , filmes, livros, músicas, programas de televisão entre outros,como mercadorias e como estratégia de controle mental para satisfazer os interesses capitalistas.

Um dos instrumentos usados pela indústria cultural de fácil acesso é a televisão, ela chega a escola  através de programas governamentais e através de informações veiculadas por professores, alunos, diretores e funcionários.Com isso cria necessidadedes e desejos que muitas vezes não se tem, reforça estereótipos, preconceitos de raças , classes sociais, temos jornalistas formadores de opinião, que muitas vezes omitem a realidade dos fatos , pois na televisão ensina-se valores na maiorias das  vezes equivocados que contribuem para deformar a percepção da realidade, tudo isso mostrado como se fosse o mais natural .

È fundamental que a escola abra um canal pelo qual crianças e adolescentes  possam se manifestar, verbalizar explicar porque veêm televisão, o que mais as atraem, e que a escola ensine a criança e o adolescente  a assistirem televisão com espírito crítico, não ignorar nem abolir e sim adaptar-se aos usos e costumes atuais

Além dos meios de comunicação a indústria cultural também influencia no material didático-pedagógico, por exemplo as escolas particulares adotando o uso de agenda com personagens famosos, ao invés de ensinar a criança aprender a usar a agenda em si mesma elas estão incentivando as crianças se tornarem pequenos consumidores .

Um outro aspecto da chegada da Indútria cultural na escola a ser considerado são os "pacotes " de programas curriculares, destinado aos professores, definindo seus conteúdos, estratégias e recursos a serem usados.

A consequência disso são perdas, pois os alunos deixam de serem beneficiados por aquilo que o professor poderia oferecer, e o professor se torna acrítico,  simplesmente desempenhado seu trabalho de forma mecânica.

O problema é o comodismo, pois não usam aquilo que eles aprenderam na Filosofia da Educação, onde refletiriam e analisariam seu comportamento.

È necessário, portanto, considerar a individualidade do ser humano, com suas orígens, próprias, suas diferenças individuais e sua história de vida, não temos direito de modelar as pessoas a aprtir de seu exterior.

Segundo o autor  THEODOR ADORNO

" as mudanças não devem ser isoladas... a única possibilidade de sobrevivência á educação é sua auto reflexão."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com