TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e Educação

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia e Educação

A sociedade ou apenas um indivíduo e capaz de interferir no comportamento alheio.

Estamos em uma sociedade, em que as pessoas esquecerão dos principais conceitos de socialização, passam mais tempo trancados em seu escritórios, casas e computadores. E simplesmente reclamando de tudo, sem ter coragem de opinar em nada, por medo de sofrer preconceito.

Segundo Weber(1864-1920) “Cada indivíduo está referido ao outro”.

Sem dúvida você já sentiu a picada de uma ofensa bem dirigida, por um colega de classe, por um familiar, pelo colega de trabalho... E essa pessoa praticou uma agressão verbal ou moral que afetou sua autoestima, gerando angústia, ressentimento, raiva... Talvez as palavras tivesse a intenção de machuca-lo, talvez não. Mas isso te causou uma ferida interna.

A sociedade encontra-se em um caos, as pessoas a cada dia estão se tornando individualistas e preconceituosas.

Uma consequência direta do individualismo e o preconceito. A divergência dos "mundos particulares" de cada um gera o racismo, as brigas, enfim, as guerras.

Imagine o que diria Durkheim se vivesse nos dias de hoje.

Segundo Durkheim (1858-1917) “É necessário aprender a se relacionar com os outros”.

Hoje estamos numa sociedade individualista, onde as pessoas dizem: Eu sei, eu mando, eu sou melhor... A mídia dita o padrão de beleza, a internet passou a ser o isolamento da vida social, é incrível como as pessoas fazem questão de serem egoístas, de não pensar no bem-estar do próximo, em agradar o outro, em sorrir para o outro. Já dizia tom Jobim “Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho.”

Dependemos um dos outros, e temos que aprender a ter relações porque eles estão a nossa volta, até mesmo com aqueles que não gostamos, o professor, o patrão a sogra.

Talvez Durkheim nem se espantasse, só confirmasse o que ele chama de “solidariedade orgânica”. As pessoas não estão juntas porque fazem juntas as mesmas coisas, mas o contrário: Estão juntas porque fazem coisas diferentes. Para viver dependem uma das outras. Como o alfaiate comeria e como o cozinheiro se vestiria.

Não precisamos de facas apontadas para nos mesmo, não precisamos de facas para agredir verbalmente e ferir nosso próximo, não precisamos de facas para nos tornarmos prisioneiros da internet e mídia, não precisamos de próximo

facas para ficarmos em cativeiro e nos privarmos do mundo.

Estamos precisando de solidariedade o cimento que vai da liga a sociedade, de harmonia, de consciência coletiva, educação, ressuscitar valores esquecido, precisos de consenso e respeito as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com