TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE - O QUE É UM LIVRO-BRINQUEDO?

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE - O QUE É UM LIVRO-BRINQUEDO?

O livro-brinquedo estimula a imaginação literária e utiliza diversas linguagens sendo elas verbal, sensorial e visual. A leitura é realizada por meio de práticas lúdicas, ou seja, tem como finalidade a brincadeira. O livro por ser interativo, serve tanto para crianças não alfabetizadas como para crianças alfabetizadas, sua estruturação lembra o livro-objeto, fugindo da literatura convencional linear, e passando a utilizar abertura súbita de páginas, assim a criança pode apreciar tanto a forma como quanto o conteúdo.

O livro-brinquedo é considerado literário, quando utiliza-se da linguagem em seus exercícios imaginativos. A produção editorial procura atender a demanda de circulação social, e para caracterizar o livro-brinquedo como contemporâneo precisa-se combater a falta de compreensão do discurso verbal e não-verbal, somente assim conseguiremos trazer tal recurso a novos públicos, incluindo os bebês.

Muitas vezes as editoras investem mais em passatempos motores do que na própria literatura. O livro-brinquedo se muito denso pode não funcionar sem mediação, tornando a leitura superficial e não atingindo seu objetivo de forma satisfatória.  O valor deste livro para manuseio e apreciação direta atribui significações em diversos campos (lógico, geométrico, espacial, narrativo, etc.).

O acesso ao livro-brinquedo nas creches e pré-escolas é importante, pois  nessas etapas as crianças estão criando interesse pela leitura e pelo livro-objeto, e inserindo-o como objeto cultural. O livro também proporciona encantamento, felicidade, prazer, recreação e apresenta cenário, contexto, desafios, surpresas, entre outros.

Esse objeto forma o gosto do leitor no momento inicial, servindo  como auxílio para a educação formal, ler brincando articula entendimentos e prende a atenção, mesmo que de forma tátil. O livro-brinquedo é um recurso rico em utilidades, e contribui para a formação de leitores.  

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com