TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Livro Que Queria Ser Brinquedo - Sandra Aymone

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica - Projeto de Leitura: O Livro Que Queria Ser Brinquedo

Valéria Morais Reis Silva - 4º Período.

        O Presente livro entitulado "O Livro Que Queria Ser Brinquedo", da autora Sandra Aymone, publicado pela editora Educar, com ilusrações de Pierre Trabbold e Luiz Rodrigues, possui como temática central a amizade, a cidadania, a diversidade e o voluntariado. Uma breve descrição que pode ser estabelecida é que, pela complexidade do tema “diversidade”, os brinquedos foram determinados para retratar a importância das diferenças e de cada um fazer a sua parte. A importância da amizade, do trabalho em equipe e da soma pelas diferenças é uma temática que pode ser abordada com as crianças de todas as idades a partir desta história, que é repleta de elementos de humor e aventura.

        A narrativa inicia-se quando o caminhãozinho de madeira estava conversando com o coelhinho de pelúcia próximo a entrada para o País dos Binquedos, então ouviram algúem os chamando com um 'psiu'; foram olhar e acabaram encontrando um livro de capa azul que estava com uma feição bastante triste. O livro diz a eles que quer muito ser transformado em um brinquedo, e perguntam se o caminhãozinho e o coelinho sabem onde a Fada dos brinquedos mora. Então a bola chega, e diz para o livro que ele é um brinquedo tanto quanto os outros, mas o livro simplesmente diz que ela está apenas tentando o consolar, e insiste em encontrar a Fada dos Brinquedos. No desenrolar da estória, o livro - determinado a enontrar a fada - acaba desaparecendo e fazendo com que todos os brinquedos vão de encontro à ele. Após o encontrarem, o livro agradece os amigos e com a ajuda dos cubinhos de madeira, acabam por descobrir que a pipa está com seu amigo cacto, passando por um momento difícil, assim, todos concordaram em ajudar os amigos e chamaram mais brinquedos para auxiliar.

        Todos ajudaram de alguma forma e do jeito que podiam para conseguirem chegar a tempo de ajudar a pipa e o cacto. Quando chegaram a lagoa, o cacto estava desesperado e ninguém sabia como iriam o tirar dali, mas, com a incrível ajuda do livro, pulando em cima da boia e deixando que o cacto pulasse em cima de sua capa para se salvar, todos ficaram bastante felizes ao verem que haviam salvo seus amigos. Então, a pipa resolveu dar uma festa para comemorar, e fez um discurso sobre o quanto cada um ajudou no resgate do cacto. Mas continuando, fez um agradecimento especial ao livro, que - dito por ela - é sem dúvida, o mais sabido de todos os brinquedos. De repente uma voz surge dizendo ser a Fada dos Brinquedos e que vai transformar o livro em um brinquedo, mas assustado o livro gritou que havia mudado de ideia, que queria continuar sendo quem era. Então, o tamborzinho falou que aquela voz não era da fada, mas sim, da cornetinha que havia melhorado da tosse e que resolveu pregar uma peça em todos. A festa durou até o sol se pôr.

        Diante desta estória, o professor poderá tratar sobre temas tão importantes como a diversidade, o voluntariado em turmas de todas as idades, seja no âmbito da sala de aula ou não, pois por mais que seja uma estória cheia de ludicidade e ficção, cabe ao docente enxergar a lição que a estória pretende transmitir aos leitores. Atualmente, como educadores, vemos e presenciamos crianças e adolescentes com dificuldades de aceitação, dificuldade em respeitar o seu próximo e o enxergar com carinho do modo e com as singularidades que cada um possui. Portanto, com um livro como esse em mãos, o professor terá a capacidade de criar um contexto aberto e confortável, onde irá expor o quão é relevante sabermos nos aceitar, enxergar a nossa importância na sociedade, enxergar as pessoas da forma como ele é, respeitando as singularidades que cada um tem. Dessa forma, teremos crianças e adolescentes que sabem enxergar a importância do outro, respeitando, e se aceitando, vendo o quanto cada ser que compõe a sociedade é significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com