TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Apostila: Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese Apostila: Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos

A condição socioeconômica é um dos fatores mais gritantes frente ao analfabetismo, pois as famílias sobrevivem com o básico necessário em todos os fatores: alimentação, saúde, moradia, e por motivo de sobrevivência, muitos não tiveram oportunidades de estudar, pois tinha que trabalhar para ajudar nas despesas da família.

Outro fator que deve ser considerado é a baixa autoestima dos alunos, muitos vezes gerada pelo fracasso escolar ou pelo exclusão enfrentada anteriormente, o que acarreta insegurança ao novo desafio.

Quando se questiona sobre de quem é culpado pelo fracasso escolar, a resposta não é tão clara, pois gira em torno da inaptidão dos alunos, à estrutura escolar, e as politicas publicas de educação.

O professor tem um papel muito importante, pois tanto interfere no sucesso quanto no fracasso escolar de qualquer um de seus alunos.

Porém, o desempenho escolar não depende apenas da escola, mas também do âmbito familiar e social, onde, pais e colegas, debocham dos insucessos dos alunos/filhos/colega, e esses acontecimentos enfrentados pelos alunos, afetam a identidade e ferem a autoestima do aluno jovem e adulto.

Todas as marcas vividas pelos alunos mostram claramente a timidez, onde têm vergonha de fazer ou responder perguntas, não conseguindo nem mesmo olhar nos olhos do professor ou professora.

É fundamental que o professor valorize os saberes trazidos pelos alunos adquiridos com as experiências vividas, com isso amplia-se a auto estima e fortalece a autoconfiança dos alunos.

A maioria dos alunos da EJA são trabalhadores e trabalhadoras, cujo trabalho começou muito cedo, e que atualmente, a grande maioria dos alunos são trabalhadores e vêm para a aula após o trabalho, porém ainda há um expressivo numero de desempregados e trabalhadores temporários.

É importante, considerar a importância de saberes que aluno-trabalhador possui seja nas atividades que realizam ou realizaram. Cabe ao professor conhecer os saberes e habilidades dos alunos e com isso favorecer ainda mais em seus conhecimentos e aprendizagens.

A escola deve reforçar as competências que os alunos já desenvolvem em sua vida cotidiana, ajudando-os a aumentar sua autoestima e encaminhá-los a melhorar sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com