TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - A MUSICA NA ESCOLA

Por:   •  27/11/2015  •  Monografia  •  9.857 Palavras (40 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 40

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE PORTO FERREIRA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A musicalização como recurso didático na sala de aula

Beatriz Chagas Arton

Porto Ferreira

2013

BEATRIZ CHAGAS ARTON

A musicalização como recurso didático na sala de aula

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira, SP, como requisito para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientação: Profa. Dra. Maria Salete ZufelatoVencel

Porto Ferreira

2013

BEATRIZ CHAGAS ARTON

A musicalização como recurso didático na sala de aula

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira, SP, como requisito para a obtenção do título de Pedagogo.

Comissão Julgadora

Orientador: Profa. Dra. Maria Salete ZufelatoVencel (ASSER- PF)

1º examinador: Profa. Ms. Maria Amélia S. A Rosa (PUC- Campinas)

2º examinador: Profa. Ms. Ana Lúcia Calbaiser da Silva (ASSER- PF)

Porto Ferreira, 29 de Novembro de 2013

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus por iluminar meus caminhos, e me dar forças nos momentos mais difíceis, ao Senhor toda honra, toda glória.

À minha mãe Sonia, por estar ao meu lado me apoiando, sem ela eu não seria nada, com certeza, um exemplo de vida.

Aos meus avós Joaquim e Francisca, que acreditaram no meu sonho e sempre tiveram orgulho de sua netinha.

Ao meu namorado Alan, por suportar minhas crises nervosas, por me incentivar em lutar contra os desafios, por puxar minha orelha quando necessário e simplesmente por me amar e me fazer feliz.

À minha orientadora Maria Salete, pelo carinho, atenção, respeito e acima de tudo, por acreditar em mim.

Obrigada a todos os professores da ASSER de Porto Ferreira, que se empenharam em transmitir todo conhecimento para nós.

E como não poderia faltar, agradeço às minhas amigas: Laíssa, Jéssica e Martha, pessoas especiais que conheci ao longo desses três anos. Muito obrigada pelos sábados e domingos cansativos de estudos e trabalhos, pelos sorrisos, abraços e choros, também pelas crises que todo grupo passou, mas principalmente, pela amizade de vocês.

Este trabalho é dedicado à minha mãe Sonia, por ter me incentivado, apoiado e principalmente me mostrado que grandes desafios nos levam a grandes vitórias.

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende (Arthur Schopenhauer).

ARTON, Beatriz Chagas. A musicalização como recurso didático na sala de aula. Porto Ferreira, SP: ASSER, 2013.45 páginas. Trabalho de conclusão de curso- Escola Superior de Tecnologia e Educação.

RESUMO

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capaz de expressar, comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, de maneira que venha a acrescentar ainda mais na aprendizagem dos alunos, pois ela tem o poder de mexer com o indivíduo e transformar o ser humano. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar desde a antiguidade até os dias atuais a evolução da música, observando sua importância e inserção no ambiente escolar, de maneira que possamos refletir sobre os ganhos que essa prática musical oferece para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, identificando atividades e estratégias que poderão ser utilizadas pelos docentes, diversificando, assim, a dinâmica de suas aulas. Para isso, houve embasamento em pesquisa bibliográfica em livros e artigos acadêmicos de diversos autores envolvidos com a temática abordada. O estudo tratou da história da música no decorrer dos tempos até sua chegada ao Brasil e inserção nas escolas, além de versar sobre a educação musical e a legislação educacional e discutir a compreensão da linguagem musical e suas diversidades. Observa-se que a música é muito importante dentro do contexto escolar, trazendo ganhos aos alunos, principalmente nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Mas, a educação musical é desenvolvida apenas na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, por estar relacionada com o lúdico; no entanto, com a Lei nº 11.796/08, torna-se obrigatório o ensino da música nas escolas públicas e privadas de nosso país, sendo este um grande avanço para a música e uma conquista a mais para nossa educação.

Palavras-chave: Musicalização; Educação Musical; Prática educacional.

ARTON, Beatriz Chagas. The musicalizacion as a teaching in the classroom. Porto Ferreira, SP: ASSER, 2013. 45 páginas. Trabalho de conclusão de curso- Escola Superior de Tecnologia e Educação.

ABSTRACT

Music is the language that translates into

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com