TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: Corpo e sociedade, socialização.

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

TEMA: Corpo e sociedade, socialização.

PÚBLICO ALVO: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

INTRODUÇÃO:

        A sociedade está evoluindo muito rápido e junto com ela o modo de vida humano, as pessoas estão muito atarefadas, com tempo mínimo e sempre na correria, no estresse, nas cobranças e pressões que suas ocupações acarretam. É nessa conjuntura que temos que encontrar tempo para investir na saúde física e mental. Nesta mesma sociedade, encontramos jovens, adultos e idosos, preocupados e angustiados, muitos fazendo uso de substâncias ilícitas e é neste cenário que temos que introduzir atividades físicas. Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Nós como professoras, somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as crianças na rotina escolar.

        Médicos da área da saúde mental, psicólogos, cardiologistas, nutricionistas, e tantos outros especialistas, orientam a prática constante de exercícios físicos para a manutenção e até mesmo cura do corpo. São muitas doenças que estão ligadas a não prática de exercícios físicos, daí a importância da Educação Física nas escolas, nas universidades, nos hospitais, nos centros de lazer, isto é, como um todo para a sociedade. Ao mesmo tempo em que a sociedade apela cada vez mais por um padrão de beleza único, e também as pessoas estão mais conscientes da busca de uma boa saúde e do bem-estar associados às atividades físicas, vem crescendo o número de jovens obesos e sedentários. Por isso, nós educadores temos um papel importante como agentes transformadores e atuantes na sociedade. Cabem a nós a divulgação da importância da saúde corporal e mental através dos exercícios, esportes, danças e movimentos físicos. Não vamos pregar um padrão de beleza único, e sim ajudar as pessoas a conquistarem uma melhor auto-estima e confiança, buscar qualidade e melhor expectativa de vida.

OBJETIVOS:

  • Compreender, a partir da ludicidade, que a sociedade não pode importar padrões de beleza;
  • Desenvolver e reforçar o trabalho em equipe;
  • Enfatizar o amor próprio de cada aluno;
  • Praticar a união, empatia e amor próprio a partir do esporte como meio de quebrar padrões sociais e elevar a autoestima dos alunos;

HABILIDADES DA BNCC:

(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

METODOLOGIA:

        Iniciar as atividades com uma reflexão acerca da imposição dos padrões de beleza pela sociedade, buscando mediar uma reflexão abordando os padrões de beleza bem como questões ligadas a práticas válidas pela sociedade na antiguidade e nos dias de hoje.

        Após a mediação da conversa, convidar os alunos a jogar um jogo “Derrubando os padrões da sociedade” que será realizado da seguinte forma:

Circuito – “Vencendo os padrões impostos pela sociedade”

        A turma deverá ser dividida em 5 grupos onde passarão por um circuito composto por diversos obstáculos e encontrará ao fim uma adaptação do boliche ao tema trabalhado em que terá que derrubar todos ou quantos padrões (peças) conseguirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com