TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA E SUA CULTURA: A organização do tempo e do espaço escolar.

Por:   •  30/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

A ESCOLA E SUA CULTURA: a organização do tempo e do espaço escolar.

A organização do tempo e do espaço escolar são referências para desenvolver um trabalho educativo de qualidade, e importante para que qualquer instituição caminhe bem, por isso, são múltiplos os tempos e os espaços que se distribuem de modo diversos.

A escola pode ser concebida como um pólo cultural, onde o conhecimento já sistematizado pela humanidade é socializado e trabalhado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos educandos e da comunidade, através do debate das principais questões locais e nacionais. (CENPEC, 1996 p. 10)

É na escola que se aprende a conviver socialmente por meio de regras e normas cotidianas criadas, estabelecidas ou modificadas de acordo com as relações existentes entre os sujeitos. Nesse convívio, aprende-se também a prática da democracia, o respeito aos direitos e deveres de cada sujeito

Observei os espaços onde estagiei, pesquisei sua estrutura, então:

O prédio da escola foi construído em uma área de 10.000 m², a mesmo esta em reforma, mesmo assim as aulas estão acontecendo normalmente, a escola possui quinze salas de aula, uma quadra coberta, 02 vestiários, a cobertura dos vestiário funciona como palco para evento, um refeitório, uma conzinha, quatro sanitários, uma biblioteca, uma sala de vídeo, uma sala de arquivo, uma sala para descanso dos professores, uma sala para supervisão, uma sala para secretaria, uma sala para atendente básica de educação, uma sala de informática, uma sala de recursos humanos, uma sala para deposito e uma laboratório de química.

Nesta escola ouve adaptação com rampa na entrada, e em alguns pontos da escola para receber crianças com necessidades especiais e cadeirantes. Constatei que os ambientes são limpos, ventilados, e adequado a idade das crianças, as salas de aula estão sempre organizadas de forma que o professor oriente seus alunos, percebendo seus movimentos e suas ações, as salas em geral são decoradas com alfabetos, números, desenhos, confeccionados pelos próprios alunos orientados pelo professor, tudo para favorecer um desenvolvimento significante na aprendizagem, como forma de orientação nas atividades diárias.

Há vários materiais pedagógicos que auxiliam os professores como coletâneas infantis, jogos, muitos brinquedos, tudo organizado de forma acessível para que as crianças possam usufruir de forma prazerosa, promovendo o seu desenvolvimento social e cognitivo. Percebi que os professores preferem as salas de aula para realização de suas atividades, há algumas exceções como educação física que na maioria das vezes utiliza área livre ou seja o pátio.

As salas de aula são grandes, com quadro negro, carteiras coloridas acessível a faixa etária e tamanho dos alunos que atende, estas propiciam atividades tanto coletivas como individuais todas as janelas são de vidro e grandes, dois ventiladores de teto grandes, lixeira, iluminação, mesa grande para o professor, armário as paredes da sala é utilizado para exposição dos projetos realizados pelas crianças. Os espaços são bem aconchegantes em toda a escola, pois, nela se encontram trabalhos realizados pelos alunos em projetos desenvolvidos na mesma, valorizando sua cultura, e sua criatividade, aumentando sua autoestima.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com