TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DISSERTATIVO

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TEXTO DISSERTATIVO

“Quais são as relações existentes entre currículo, escola e sociedade.”

Alunas: Cassiana Aparecida Missau

                                                                                            Sonia Coelho de Sousa

Campo Verde – MT

2015

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TEXTO DISSERTATIVO

“Quais são as relações existentes entre currículo, escola e sociedade.”

Alunas: Cassiana Aparecida Missau

                                                                                            Sonia Coelho de Sousa

Acadêmicas do curso de  de Pedagogia da UAB/UNEMAT, polo de Campo Verde . Em cumprimento à disciplina Estudo de Currículo, sob a orientação da Mirelly Felisberta de Souza dos santos e da  Profa. Edilma de Souza .

Campo Verde – MT

2015

QUAIS SÃO AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE CURRÍCULO, ESCOLA E SOCIEDADE?

           Podemos relatar Uma das questões que vem suscitando amplo debate no campo do currículo se refere à problemática da articulação/desarticulação entre as diferentes áreas, disciplinas e atividades que comportam os conteúdos de conhecimento científico e escolar. Uma observação mais atenta à literatura que trata da atual política curricular no mundo ocidental releva que o problema da (dês) integração ou da disciplinaridade no currículo tem sido combatido objetivamente com a formulação e disseminação de propostas ou diretrizes que trazem em seus textos denominações focadas na pretensa perspectiva da integração e/ou interdisciplinaridade do currículo. Ora elas aparecem com o rótulo de currículo integrado, ora com o nome de currículo interdisciplinar, ora com a marca de currículo integral, com currículo por projetos e ainda com o título de currículo globalizado. É possível ver nesses rótulos e nos discursos produzidos a partir deles, o tom da instrumentação dos processos pedagógicos expressados, sobretudo, na psicologização, na dedetização e na prescrição da atividade educativa.

             Desta forma, considerando a análise destes diferentes significados aplicados à palavra currículo, cabe identificar que neste texto que ora nos ocupa o limite será posto no sentido educacional. Ou seja, a questão emergente nesta reflexão será tangenciada pelos elementos que circundam os currículos perante os processos educativos. Entretanto, a situação que perpassa a definição, na sua gênese, da palavra currículo, não se apresenta menos conturbada perante esta limitação, pois a literatura específica discute os significados deste termo. Coll (in Carva- lho e Vannucchi, 1995), define currículo como um documento que se situa entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional, entre a teoria educativa e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação e entre o que se prescreve e o que sucede realmente em sala de aula

               Há ainda a possibilidade de analisar uma mesma situação de várias maneiras, dependendo da posição ocupada. Por exemplo: um aluno tira zero na prova. Para o professor, pode ser que ele não conseguiu nota melhor porque não se esforçou. Para o aluno, pode ser que ele não tenha entendido o conteúdo da prova. Para a família, pode ser que o professor não tenha ensinado. Para o coordenador pedagógico, pode ser que o acúmulo de avaliações num mesmo dia tenha afetado a concentração do aluno. Essas múltiplas interpretações podem ter suas fundamentações e se mostrarem como pertinentes para discussão e reflexão. O mesmo ocorre no caso do currículo: ele sempre precisa ser pensado dentro de um contexto, de um tempo, e analisado em relação aos mesmos. Além disso, dependendo da concepção que for seguida, poderá assumir um caráter de transformação ou de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com