TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TICs no Ambiente Escolar

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

ELISAMA FERNANDES DE ALENCAR – RA 8007808

TICs no Ambiente Escolar

Softwares para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais

    Campinas

Março/2016

TICs no Ambiente Escolar .

Softwares para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Vivemos numa sociedade da informação, onde a televisão, o rádio, a informática e diversas outras tecnologias estão presentes no nosso cotidiano, e no ambiente escolar não é diferente. Porém, na escola ainda há dificuldades de inserir efetivamente algumas destas tecnologias. A falta de verba para escolas públicas por exemplo, a falta de preparo de profissionais para utilizar esses recursos em sala de aula, ou até mesmo o desinteresse ou a dificuldade de entendimento da importância dos uso das tecnologias em sala de aula são algumas barreiras que precisam ser vencidas. Schmitz (2002) afirma que a informática, por exemplo é um

[...] poderoso meio auxiliar de informação e aprendizagem, precisa ser posta à disposição de professores/as e alunos/as para reforçar sua atuação e aprendizagem. Ela pode fornecer informações preciosas que poderão ampliar e aprofundar os conhecimentos alcançados de outras fontes. (SCHMITZ, 2002, p. 46).

A autora Belloni (2001, p. 10) destaca a importância da inserção das TICs na educação, onde escreve:

‘A escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando‘.

O Ministério da Educação criou alguns programas como o Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, onde as escolas recebem os recursos necessários e os estados, municípios e o Distrito Federal devem garantir e capacitar os profissionais para o uso das tecnologias, o UCA – Um computador por Aluno, com o objetivo de intensificar a inserção as TICs nas escolas, distribuindo aos alunos da rede pública computadores portáteis, e outros mais como a TV Escola e Mídias na Educação. O Ministério da Educação por meio de documentos oficiais, aponta algumas das vantagens de se utilizar as TICs na educação, das quais: “gerar situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, para criar ambientes de aprendizagem em que a problematização, a atividade reflexiva, atitude crítica, capacidade decisória e a autonomia sejam privilegiados” (BRASIL,1998a, p. 141). E vê como obstáculos para a não utilização do uso das tecnologias: “pouco conhecimento e domínio, por parte dos professores, para utilizar os recursos tecnológicos; ausência de equipamentos em muitas escolas; falta de condições para utilização dos equipamentos disponíveis e insuficiência de recursos financeiros para manutenção de equipamentos e para capacitação de professores (BRASIL, 1998a, p. 142).     

        Porém, na prática, principalmente na grande maioria das escolas públicas, esses programas não estão sendo utilizados. Os gestores chegam a visitar “escolas modelo” onde já estão instalados e sendo utilizados os recursos disponibilizados pelo governo, alguns deles fazem as modificações necessárias no prédio da escola para receber os equipamentos, como trocar fiação e criar espaços para laboratórios de informática, anciosos e animados com os programas contam para os pais sobre as novidades, mas acabam enfrentando uma longa espera e não sabem quando e se terão em “suas” escolas a efetivação desses programas.

        Outra dificuldade encontrada na rede pública de ensino, é que nem todos os alunos tem acesso a uma rede de internet. Alguns professores disponibilizam pesquisas feitas na internet ou dão sugestão de filmes que estão ligados ao conteúdo a ser estudado, mas nem todos tem acesso. Mas ainda assim, a televisão, o DVD e o rádio são as tecnologias mais fáceis de serem encontradas e utilizadas no ambiente escolar, desde a educação infantil.

        Nas escolas particulares devido ao nível social ser um pouco mais elevado, e a estrutura ser melhor, a utilização das TICs é muito maior, algumas escolas dão até tablets para seus alunos no momento da matrícula, e o acesso a rede de internet fora do ambiente escolar também é maior.

        Mas é no Ensino Superior onde as TICs são mais utilizadas, principalmente com o aumento significante da Educação a Distância, onde o uso dessas tecnologias é indispensável e o ensino se dá quase que exclusivamente por meio delas.

O uso das TICs na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especias.

        É necessário garantir e oportunizar a todos o uso das TICs, inclusive e principalmente aos portadores de necessidades educacionais especiais, para que eles possam ser incluídos na sociedade da informação e proporcionar um ambiente de maior autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com