TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE AVALIAÇÃO

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

SÃO PAULO

2017

TIPOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

Trabalho desenvolvido para a disciplina Avaliação e Currículo, apresentado á Anhanguera Educacional  elaborado por alunas e aluno do

Curso de Pedagogia


INTRODUÇÃO

      Numa concepção pedagógica e contemporânea, a educação é baseada nas experiências de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. Nessa perspectiva o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento e a avaliação se torna  um significado orientador e cooperativo.  A avaliação tem  um lugar central no conjunto de preocupações dos professores no cotidiano das escolas brasileiras. Isso porque é através dela que conseguimos analisar diferentes aspectos educacionais, em diversos âmbitos: currículo, planejamento, ensino e aprendizagem.

      A avaliação é um elemento relevante no processo de ensino e aprendizagem, porque é através dela que se consegue fazer uma análise dos conteúdos tratados num dado capítulo ou unidade temática. A avaliação reflete sobre o nível do trabalho do professor como do aluno, por isso a sua realização não deve apenas culminar com atribuição de notas aos alunos, mas sim deve ser utilizada como um instrumento de coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos. Porém, determina o grau da assimilação dos conceitos e das técnicas/normas; ajudam o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho, também ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança na aprendizagem; determinando um grau de assimilação dos conceitos. 

CONCEITO

      Pensar na avaliação e seus processos no âmbito das reflexões acerca do currículo escolar revestem-se de grande importância pelas implicações que podem ter na formação dos estudantes.  A avaliação das aprendizagens tem como referência o conjunto de habilidades, conhecimentos, princípios e valores que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios e valores definidos.

"A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias".  (LIBANEO, 1994, p.195)

      A prática avaliativa e educativa vão se constituir em um conjunto de ações que se completam ao final do processo ensino-aprendizagem. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.       Conceber que a avaliação deve fazer parte de todo o processo educativo significa compreendê-la como elemento de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem do educando. Nesse sentido, o compromisso do educador envolve tanto a questão do respeito, quanto ao querer bem ao educando.

     Com essa postura o profissional possibilitará ao aluno a apreensão e a construção de saberes necessários para a formação humana. Nessa ótica a avaliação é concebida como um instrumento que vai intervir no planejamento não só do professor, mas de toda equipe, culminando nas definições que nortearão as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da escola. Lembrando ainda que, a legislação (LDB - Lei 9394/96) preconiza em seu art. 24, inciso V, alínea a: “avaliação continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.” Percebe-se, que a lei ao assegurar a avaliação na perspectiva qualitativa, conseqüentemente está prevendo a necessidade de uma ação diagnóstica no processo avaliativo.

     Essa medida implicará em resultados positivos, considerando que durante o processo é possível identificar as dificuldades e propiciar as intervenções necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, mas os educadores, normalmente tendem a direcionar seus esforços ao aspecto quantitativo valorizando e investindo menos no aspecto qualitativo Isso ocorre, talvez porque a tarefa de avaliar qualitativamente exige muito mais tempo do educador, no entanto, a realidade vivenciada por esse profissional o impossibilita de fundamentar, organizar e planejar melhor a sua ação educativa. Essa questão também é influenciada pela exigência da direção da escola no cumprimento do conteúdo programático em tempo hábil, limitando o docente em sua autonomia de desenvolver a ação pedagógica na perspectiva da avaliação qualitativa.

      Os instrumentos que serão usados no processo de avaliação, sejam referenciados nos programas gerais ou no estágio de desenvolvimento dos estudantes reais existentes em uma sala de aula, devem compreender o processo de avaliação de aprendizagem, sendo a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação utilizados por professores no processo ensino/aprendizagem e como esses métodos contribuem para a construção do conhecimento uma vez que o significado de avaliação é: um processo de captação das necessidades, a partir do confronto entre a situação atual e a situação desejada.

TIPOS DE AVALIAÇÃO

       O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)  é composto por dois processos:

  1.  Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e
  2.  Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC).
  3. A ANEB é realizada por amostragem das Redes de Ensino.

Em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais. Por manter as mesmas características, a ANEB recebe o nome do SAEB (http://portal.inep.gov.br/web/guest/caracteristicas - saeb) em suas divulgações.

      A ANRESC é mais extensa e detalhada que a ANEB e tem foco em cada unidade escolar, por seu caráter universal, recebe o nome de Prova Brasil em suas divulgações. A partir de 2013, tem-se a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Esta nova avaliação, que deve ser aplicada anualmente, terá caráter censitário e avaliará a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (967.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com