TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADEMICO DE MEAD

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2][pic 3]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 60h

[pic 5][pic 6][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e AMBIENTE VIRUTAL DE APRENDIZAGEM: Moodle

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou-se a educação a distância.  Mas o que significa educação a distância? Conceitue.

Educação à distância, é o ensino superior que possibilita maior inclusão de estudantes, por ser mais fácil o estudo, ou seja, o ensino que depende mais do estudante do que do instituto de ensino, pois precisamos aprender o auto estudo, o hábito de mesmo longe da instituição estarmos sempre conectados com ela, seja através da internet, fazendo os dossiês, lendo as apostilas e claro indo nos dias das aulas presenciais, as quais são facultativas, mas eu acho indispensáveis, pois é a nossa ligação com os tutores que nos dão a orientação e tiram nossas dúvidas.Educação a distância venho para dar mais oportunidade  do estudo ser em casa onde nos alunos podemos administrar o nosso tempo. EAD é a escola sem paredes, sem fronteiras e sem distancias, é a escola virtual.

  1. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

AVA é o lugar que se encontram todos os nossos materiais para o estudo, ou seja, plataforma que temos a apostila, dossiê, nota das provas tudo que envolve o nosso ensino a distância, nosso caso é moodle, que é o programa que gerencia nosso processo de aprendizagem, é a ligação do aluno-professor, aluno-aluno.

  1. Qual o papel da tecnologia na educação a distância?

Tecnologia na educação a distância, é o principal, pois sem ela não temos como ter EAD, ela facilita todo o nosso trabalho, no momento dos estudos, e a nossa ligação entre a instituição e o aluno.

  1. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

Primeira geração: eram os cursos por  correspondência, os materiais eram impressos e encaminhados para o aluno por correspondência, e assim o aluno respondia e devolvia o material por correspondência, os cursos feitos a distância aqui ainda eram os técnicos.

Segunda geração: aqui já teve um aumento na tecnologia usada, como a televisão, rádio, fitas de áudio e vídeo e o telefone.

Terceira geração: on-line alem de todas as tecnologias já utilizadas introduziu a aluna on-line, surgem várias instituições de educação a distancia nessa geração.

  1. Na EAD , a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

Material impresso: é a forma tradicional de obter a matéria, onde vão armazenar as informações, através dos livros, apostilas.

Televisão: que possibilita a transmissão das aulas a distância pode ser ao vivo ou gravado.

Internet:        é a rede mundial de computadores interligados, possibilita a interação entre as pessoas independentes do local, armazena as informações no computador, onde fica fácil o acesso para o aluno, que pode fazer leituras das apostilas em qualquer hora e qualquer lugar.

  1. A educação a distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta.

Pode ser melhor, pois o aluno que vai administrar o seu tempo, vai se esforçar para aprender, vai separar um momento do seu dia para se dedicar nos estudos, não é obrigado, ele vai fazer isso por sua livre e espontânea vontade, então no momento que separar para estudar, é o que ele vai realmente fazer, diferente do ensino presencial, que é obrigado ir todos os dias, estando com vontade ou não, isso significa que o aluno do presencial no dia que estiver muito cansado, ou sem vontade, não irá render o seu aprendizado mesmo indo na aula.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Quais são as diversas formas e meios por meio dos quais a EAD pode vencer as distâncias? Explique, sinteticamente, como podem ser usados.

2. Anote os cinco pontos que você julga mais importantes no Decreto 5.622/2005 (pesquise na internet).

3. Com base no conceito apresentado sobre o Moodle, descreva um pouco mais sobre esta plataforma de ensino e aprendizagem? (Pesquise na internet).

4.  A web pode contribuir no processo de aprender a aprender? Justifique sua resposta apresentando no mínimo 5 argumentos.

5. O que é interatividade?

6. Na unidade 1 são apresentados inúmeros recursos tecnológicos. Selecione três e explique como podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Novas habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas quando o aluno ingressa na EAD. Quais são elas?  Aponte, no mínimo, três.

Autodeterminação, capacidade de tomar decisões, e organização, auto estudo, planejamento.

  1. O que é aprendizagem autônoma e qual a sua importância para o estudante na EAD.

Se organizar antes de dar início ao estudo, arrumando todo o material que vou utilizar, bem como ver qual o modulo que vou estudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (331.6 Kb)   docx (138.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com