TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRATICA FUNDAMENTAL

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

                                             

                                      [pic 1]

CURSO DE PEDAGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA-

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO

BRINCANDO NA AREIA

 Integrantes:

 Eliana F. Barbosa de Oliveira RA:1827758               

 Vivian Costa da Silva RA:1805961      

Thaynara de Jesus Fernandes RA: 1839370

 Tema: Brincando com areia, mais q se sujar é aprender brincando.

Situação problema: Para se brincar na areia tem de que observar a seguinte questão, criança que nunca pisaram na areia tem de estranhar e ate mudar de comportamento, assim estranhando o lugar e as pessoas a redor mais, no entanto com um pouco de conversas e brincadeiras as crianças vão se soltando e interagindo umas com as outras.

Justificativa: Tendo a ideia de trazer para os pequenos uma aula cheia de descobrimentos e aventuras, enterramos uns brinquedos na areia assim fazendo com que eles mesmos procurem seus brinquedos, despertando curiosidade e interesse.  

Quando brinca com a areia a criança consegue expressar a sua criatividade, neste momento surgem: bolos, castelos, estradas, casas, buracos e muitos outros objetos que a imaginação permitir criar.

Embasamento teórico: A ideia veio de uma brincadeira feitar por nós em sala de aula, aonde vimos que algumas crianças já havia sentido a sensação de está com os pezinhos na areia, já outas não, umas teve um comportamento positivo, já outras estranharam.

“Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança”, disse Gandhy Piorski, artista plástico que pesquisa as práticas da criança e a relação entre criança e natureza.

https://lunetas.com.br/natureza-que-educa-a-crianca-

livre-e-conectada-com-sua-essencia/

Público-alvo: Crianças de 0 á 12 meses de idade.  Idade de berçário, onde tudo é novo, tudo se torna uma aventura.

 

Objetivo geral: Brincando na areia a criança está desenvolvendo vários aspectos, tais como: os sentidos principalmente o tato, a coordenação motora, a socialização, respeito ao espaço e limite, a convivência com o amigo, entre muitos outros.

     Objetivo especifico: Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.

Percursos metodológicos: A ideia da brincadeira surgiu por que não tem nada mais gostoso do que aprender brincando, ali as crianças aprenderam varias coisas que vão levar por resto d vida, a principal ideia é formar bons alunos, participação em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens e promovendo a igualdade de gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (268.7 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com