TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PTM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE PTM DE LÍNGUA PORTUGUESA_ 2015/02

Nome:

5• período pedagogia.

Leia os PCNs de LÍNGUA PORTUGUESA e faça que se pede abaixo:

1- Considerando que os PCNs determinam os blocos de conteúdos que devem ser trabalhados no 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental; informe quais são os objetivos do ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo.

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;

textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.

Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequa-lá a interações e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender ponto de vista, relatar acontecimentos expor sobre temas estudados;

Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;

Produzir textos escritos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa; textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica.

Considerar a necessidade das varias versões que a produção do texto escrito requer empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.

1- Explique o que o professor deve fazer para desenvolver

a- A Oralidade das crianças no 1º Ciclo dos Anos Iniciais.

O professor deve levar para sala de aula, contos (de fadas de assombração e etc.), mitos e lendas populares poemas, canções, quadrinhos, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas, saudações, instruções, palestras, incentivando, as crianças a participarem, a recontar as histórias e permitir que contem do seu jeito.

b- A Prática de Leitura nas crianças do 1º Ciclo dos Anos Iniciais;

O professor deve mostrar o prazer em ler, mostrar para as crianças as vantagens na leitura, com escuta de texto lidos pelo professor, atribuição de sentidos, coordenando texto e contexto sempre auxiliando os alunos, utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paganização do texto, organização tipográfica, etc.). Emprego dos dados obtidos por meio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente. Utilização de recursos para resolver dúvidas na compreensão: Consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada adiante, etc

c- A Prática de Produção de Textos no 1º Ciclo dos Anos Iniciais;

mostrar as crianças qual a finalidade da prática de produção de texto, considerando destinatário, a finalidade do texto e as características do gênero; introduzindo progressivamente os seguintes aspectos notacionais: O conhecimento sobre o sistema de escrita em português ( correspondência fonográfica ); a separação entre palavras; a divisão de textos em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação: Maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação e reticências; a separação entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo, mediante a utilização de dois pontos e travessão ou aspas; a indicação, por meio das virgulas, das listas em enumerações; o estabelecimento das regularidades ortográficas ( inferência das regras ) e a constatação de irregularidades ( ausência de regras ); * a utilização com ajuda, de dicionário e outras fontes escritas impressas para resolver dúvidas ortográficas; introduzindo progressivamente os seguintes aspectos discursivos: A organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero; a substituição do uso excessivo de "e", "ai", " dai" , "então", etc. Pelos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade etc.; utilizando estratégias de escrita: Planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação, com orientação.

d- Os valores, normas e atitudes nas crianças dos 1º Ciclo dos Anos Iniciais.

Os valores, normas e atitudes nas crianças assim como todas as outras deve ser intermediado pelo professor, levando o interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: Fazer-se entender e procurar entender os outros. Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar. Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos. Reconhecimento da necessidade da língua escrita ( a partir de organização coletiva e com ajuda ) para planejar e realizar tarefas concretas. Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento. Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos e por compartilhar opiniões, idéias e preferências ( ainda que com ajuda ). Com interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar. Cuidado com os livros e demais materiais escritos. Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto ou indireto ( ainda que em atividades coletivas ou com a ajuda do professor ). Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica. Respeito aos diferentes modos de falar.

1- Informe quais devem ser os critérios para avaliação de Língua Portuguesa para alunos do 1º Ciclo do Ensino Fundamental.

Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos e sua seqüência cronológica, ainda que com ajuda;

Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta;

Ler de forma independente textos cujo conteúdo e forma são familiares;

Escrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com